quinta-feira, 5 de junho de 2014

BMW apresenta esportivo híbrido


Modelo tem mais de 360 cv de potência e chega ao Brasil em 2015

 
Bonito, eficiente, econômico, potente e politicamente correto. Pode parecer a descrição do marido ideal, mas na verdade é o novo carro esportivo da montadora alemã BMW.
O i8 é um modelo que une desempenho com preocupação ambiental, pois utilliza dois motores, um elétrico e outro a combustão. Vendido na Europa pela bagatela de R$ 370 mil, o i8 atravessou o atlântico e aportou nos EUA, mais precisamente na ensolarada Califórnia, estado que possui uma frota de 70 mil carros híbridos, segmento ao qual o i8 pertence. O esportivo deve chegar ao Brasil em 2015, sem previsão de preço.
Interior do i8 impressiona
O carrão foi mostrado no programa Auto Esporte, da TV Globo (domingo, 9 horas) e foi dirigido pela piloto Bia Figueiredo. Para sair da imobilidade, o cupê alemão usa o motor elétrico, que se destaca pelo silêncio. A partir dos 60 km/h entra em ação o motor a combustível. Um sistema inteligente identifica a situação, incluindo a maneira que o motorista conduz o carro, e desliga um motor e liga o outro. Ao rodar com o veículo, as baterias, localizadas no centro do automóvel, embaixo do console central, são recarregadas quando o motorista tira o pé do acelerador e quando ele usa o freio. Para dar equilíbrio ao carro, o i8 possui o motor elétrico na frente e o a combustão atrás. O motor elétrico mostrou-se ideal para uso urbano, em percursos diários de até 30 quilômetros.
 
Desempenho
No painel, iluminação azul
indica o uso do motor elétrico
            Para quem gosta de uma condução mais esportiva, o motor 1.5 turbo oferece mais de 360 vc de potência, fazendo com que o carro chegue fácil aos 250 km/h de final. No modo esportivo, o cambio automático de seis marchas proporciona trocas mais rápidas, com opção de uso de alavancas atrás do volante. A tração integral auxilia na estabilidade.
            O motorista pode ainda escolher por uma tocada mais esportiva utilizando o motor elétrico, com autonomia de 37 km, bem abaixo dos 500 km que o uso combinado dos motores proporciona. Usando os dois propulsores combinados, o i8 faz até 47 km com um litro de combustível.

            As baterias elétricas podem ser recarregadas em até 2h30, na tomada de casa, em postos adequados ou totens disponibilizados pelo fabricante. Com design único, que une beleza e boa aerodinâmica, o i8 certamente chama a atenção por onde passa, o que deve ser motivo de preocupação para os donos de Porsche 911 e Audi R8, concorrentes diretos do modelo,
 
Fotos: Reprodução Auto Esporte TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário