sábado, 18 de outubro de 2014

Outubro Rosa tem vasta programação em Itapetininga

Palestras, passeatas e ações de conscientização marcam as comemorações da luta contra o câncer de mama
 
As comemorações do Outubro Rosa, evento que marca a luta contra o câncer de mama em todo mundo, acontecem também em Itapetininga. O município preparou uma extensa programação, que inclui desde um show de Hip Hop, palestras, passeatas, passeio ciclístico e ações de conscientização e prevenção.
 
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Em Itapetininga faixas foram colocadas em diversos pontos da cidade e folders distribuídos com explicações sobre sinais do câncer de mama e as maneiras como as mulheres podem se prevenir. O monumento que marca a história do município, “As três escolas” na Praça Peixoto Gomide e o Espaço da Melhor Idade receberam iluminação rosa em homenagem ao combate do câncer de mama.
Neste domingo, 19 de Outubro, será realizado o evento “HIP+HOP=Paz” na EMEF Profª Loide Lara (Bairro Taboãozinho), das 9h às 16h, com palestras e rodas de conversa. Além disso, haverá dois horários com explicações sobre o autoexame, às 9h e às 16h. Está programada também palestra com o mastologista Heleno de Souza, sobre prevenção ao câncer de mama. Além disso, será realizado teste rápido, aferição de pressão arterial, entre outros exames.
Palestra
 
No dia 30 de outubro, a SIPAT da Prefeitura (Semana Interna de Prevenção aos Acidentes de Trabalho) desenvolverá um dia de palestra para os funcionários públicos. Com início às 14h30, as enfermeiras da Secretaria de Saúde explanarão sobre o autoexame e, em seguida, às 15h30, será realizada uma palestra com a Psicóloga Clínica e Psico-oncologista Elisa Neiva Vieira, coordenadora do Grupo Andanças de Sorocaba.
 
Ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama serão reforçadas em rodas de conversas nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).
Uma passeata será realizada pela Associação Comercial com o intuito ao combate de câncer de mama, no dia 25 de outubro às 9h30, na Praça Peixoto Gomide, com saída prevista para as 10h, seguindo pelas ruas Campos Sales, Calçadão José Bonifácio e Monsenhor Soares até a Praça dos Amores, onde haverá uma grande manifestação envolvendo todos os participantes, com encerramento previsto para às 11h30m com uma benção ecumênica.
O Hospital Regional tem também uma programação vasta de conscientização e combate ao câncer de mama. No sábado dia 25 de outubro haverá o “Pedal Outubro Rosa”, um passeio ciclístico com saída às 14h da Praça em frente ao Hospital Regional, percorrendo as ruas do centro com destino ao Bairro Mato Seco (40 km) com carro de apoio. Aos participantes a organização pede a doação de 1L de leite que será doado a entidades carentes do município. Dicas aos participantes: levem capacete, água, protetor solar e camiseta rosa.
No dia 27 de outubro será realizada uma palestra com o tema “Câncer de Mama cuidados e prevenção, às 14h no Hospital Regional (entrada pela Rua Dr. Lobato).
No dia 28 de outubro terá uma tenda com ações na área da saúde das 8h às 11h e das 13h às 16h na Praça em frente ao Hospital Regional, com aferição de pressão arterial, glicemia e orientação na prevenção do câncer de mama.
No dia 29 de outubro uma tenda também será montada no Itapetininga shopping com aferição de pressão arterial, glicemia e orientação na prevenção do câncer de mama, das 14h às 22h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário