segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Evento alerta sobre a obesidade infantil

Programa estimula alimentação saudável

 
Nesta segunda e terça-feira, dias 20 e 21 de outubro, Itapetininga recebe o programa ‘Meu Pratinho Saudável’, que promove várias ações de educação alimentar, como um mutirão de combate a obesidade infantil, orientação nutricional, oficina culinária, além de atrações culturais, como shows de humor e da banda Skaranova. Uma pista de skate será montada para prática do esporte, mania entre os jovens de Itapetininga. O evento é dedicado às crianças, mas a participação dos pais e de toda a comunidade é fundamental.
O ‘Meu Pratinho Saudável’ é um programa de referência nacional em alimentação saudável das crianças de 06 meses a 11 anos, nas principais refeições do dia, para que as crianças e seus pais possam identificar quais são os melhores ingredientes e qual a quantidade para colocar no prato. Itapetininga é a terceira cidade do Brasil a receber o programa. Antes, o ‘meu Pratinho Saudável’ passou pelo Rio de janeiro e por São Paulo.
O evento integra mais de 50 profissionais da Prefeitura e do Estado. São médicos de diversas especialidades, como nutricionistas, cardiologistas, além de professores e outros profissionais da educação, em uma integração na busca pela redução da obesidade infantil.
 
Objetivo ‘Meu Pratinho Saudável’
Alertar a população para os problemas da obesidade e sobrepeso e a importância da adoção de hábitos saudáveis ainda na infância. Orientar e educar pais, crianças e comunidade escolar para que eles possam fazer melhores escolhas no seu dia a dia. Apresentar um diagnóstico da  população avaliada em termos de sobrepeso e obesidade e orientar para a redução destes índices.
 
Quem apoia
O programa Meu Pratinho Saudável foi desenvolvido pela LatinMed, agência de comunicação com foco em saúde e qualidade de vida. O programa conta com o apoio técnico do Instituto do Coração – InCor e Instituto da Criança – ICr, ambos do Hospital das Clínicas de São Paulo, instituição da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
A iniciativa é apoiada pelas Secretarias do Estado de Educação e Saúde de São Paulo, e da Prefeitura de Itapetininga, colaborando na disseminação das informações em escolas públicas, hospitais e outros locais.
 
Outubro Rosa
O mês de outubro também é marcado como o mês de combate ao câncer de mama, uma das doenças mais fatais do mundo. Durante os eventos de combate a obesidade infantil, também estará integrada várias ações preventivas em relação ao câncer de mama.
 
Programação
Dias 20 e 21 de outubro (segunda e terça)
Local: As atividades acontecem na Praça Peixoto Gomide (em frente as três escolas)
Das 08h ás 16h
-Avaliação Nutricional (feita fora da carreta)
-Orientação nutricional com alimentos em resina
-Oficina de culinária
-Oficina dos alimentos - comparação de açúcar, sal e gorduras
-Distribuição da cartilha do Meu Pratinho Saudável 2013
Das 19h ás 21h
-Show com performer (comediante) de 15 minutos, que levará mensagens do Meu Pratinho Saudável de uma forma lúdica
-Show com banda Skaranova
-Distribuição da cartilha do Meu Pratinho Saudável 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário