terça-feira, 5 de maio de 2015

Itapetiningana participa de Panamericano de Badminton

Letícia Konno irá defender o Brasil no México
 

            Medalha de ouro na segunda etapa do Torneio Estadual de Badminton, ocorrida no último mês de abril, em São Catano do Sul, a atleta itapetiningana Letícia Konno (foto) foi confirmada entre as convocadas que irão disputar o Campeonato Panamericano Junior de Badminton, no México. A  Confederação Brasileira de Badminton, CBBd, informou em sua página oficial o nome da itapetiningana entre os relacionados da seleção brasileira, na categoria Sub 19.  O XXIV Campeonato PANAM JR, será realizado de 02 a 09 de agosto deste ano, sendo que de 02 a 04 de agosto serão as competições por Equipes e, de 05 a 09 de agosto as competições individuais, Sub 11,13,15,17 e 19, no ginásio do Centro de Alto Rendimento, em Tijuana, Baja Califórnia, no México. Atualmente Letícia Konno é uma das integrantes do Programa Bolsa Atleta do governo Federal, destinado para aqueles com alto índice técnico na modalidade.
 
O que é

O badminton é praticado contra um adversário ou em duplas e para jogar utiliza-se uma raquete e uma peteca (chamada de volante ou birdie). A peteca não pode tocar o chão do adversário e nem bater no corpo de um jogador. Neste caso uma falta será anotada e o adversário ganhará um ponto.
A peteca de badminton possui 16 penas de ganso e pode atingir uma velocidade superior a 300 km/h numa raquetada. Em função da alta velocidade da peteca o uso de óculo de proteção é indicado nesta modalidade. Existem também petecas sintéticas usadas por jogadores amadores e iniciantes, elas tem um custo menor e duram mais. É importante que o sapato do jogador tenha solado com ranhuras para ter aderência e evitar tombos. Cotoveleiras, tornozeleiras e joelheiras são recomendadas para garantir firmeza e proteger os tendões.
O esporte nasceu na India na segunda metade do Século 19 (em 1870) e chegou ao Brasil mais de 100 anos depois (1988). A primeira medalha do país neste esporte foi conquistada em 2007, nos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário