terça-feira, 4 de outubro de 2016

Saiba erros comuns na entrevista de emprego e como evita-los


Nervosismo e estresse podem fazer o candidato errar



A crise está aí e o Brasil contabiliza hoje 12 milhões de desempregados. Conseguir um emprego hoje é mais do que disputar uma vaga. Pode ser uma batalha; afinal, todos precisam trabalhar para viver.
Assim como nas guerras, uma boa estratégia – e menor número de erros – se traduzem na vitória. Vitória essa que no nosso caso significa arrumar um emprego para poder se sustentar e à sua família.
Mas você vem tentando e mesmo assim não arruma trabalho? Não passou na entrevista de emprego? Você pode ter falhado em algum detalhe. Conheça 13 erros comuns em entrevistas de emprego e saiba como evitá-los.
O objetivo da entrevista de emprego é bem simplório: o empregador quer saber se o candidato é adequado para a vaga disponível e o candidato quer saber se aquele emprego é tudo que ele sempre sonhou. Mas, esse momento produz uma enorme expectativa que acaba sendo estressante para muitos entrevistados.
A pressão acaba fazendo com que os candidatos fiquem nervosos e cometam erros que a cada dia se tornam mais comuns e são fáceis de evitar. Veja agora os erros comuns em entrevistas de emprego e saiba o que fazer para evitá-los.

1. Parecer desesperado
Sabemos que conseguir um trabalho é muito importante e que pode até ser que algumas pessoas estejam mesmo desesperadas, porém, o entrevistador não pode perceber isso. Pessoas desesperadas aceitam qualquer trabalho, até aqueles com que não tem afinidade.
Para evitar essa situação, aja com tranquilidade e não tente a todo segundo mostrar o quão perfeito para a vaga você é. Apenas fale nos momentos em que o entrevistador lhe abrir essa possibilidade.

2. Roupas inadequadas 
A escolha da roupa ideal para uma entrevista de trabalho pode ser a diferença entre ser ou não contratado. É preciso entender que a roupa ideal não quer dizer roupa social, pois se a empresa para a qual você quer entrar tem um estilo mais informal ou mesmo a vaga é para uma função que não combina com peças de alfaiataria, será um erro estar formalmente trajadp. Vista-se de acordo com a vaga em disputa. Observe como as pessoas que trabalham na função que você deseja se vestem e tente seguir a mesma linha.

3. Celular
O celular já se tornou uma verdadeira extensão de algumas pessoas, saiba que existem casos reais de entrevistadores que foram surpreendidos por candidatos que sem cerimônia responderam whatsapp ou mesmo atenderam ligações enquanto estavam sendo sabatinados. Deixe o seu celular no silencioso (sem a função de vibrar) durante a entrevista e dentro da bolsa, se você for mulher.

4. Informe-se sobre a empresa
Uma das perguntas mais comuns durante uma entrevista de trabalho é “O que você conhece a respeito da empresa?”. Muitos candidatos não têm nada a responder porque simplesmente não sabem nada. Hoje em dia esse é um erro imperdoável, pois temos a possibilidade de numa rápida pesquisa no Google saber tudo sobre uma determinada empresa. Antes de ir para a entrevista faça uma pesquisa na internet. Acesse o site da empresa, leia sobre a sua história, os seus fundadores e que tipo de produtos/serviços oferece.

5. Respostas monossilábicas
Tem coisa mais constrangedora do que conversar com uma pessoa que nos responde somente sim ou não? Pois, para um entrevistador de RH não tem.
Esse é um dos erros comuns em entrevistas de emprego, candidatos que não conseguem se comunicar e não tem boa desenvoltura são vistos como inadequados mesmo que tenham um excelente currículo.

Como evitar
Para algumas pessoas é um verdadeiro martírio ter que falar por algum tempo a respeito de si mesmas. Vença essa timidez, se necessário treine em casa com algum familiar para ter melhor desempenho.

6. Respostas erradas
Outro problema que pode ocorrer durante uma entrevista de trabalho, é ter uma comunicação truncada com o entrevistador e assim lhe dar respostas erradas. Perder-se no raciocínio ou mesmo não entender completamente uma pergunta é mais comum do que parece. No caso de não ter entendido algo que lhe foi perguntado, seja por não ter escutado bem ou mesmo por ter se perdido, peça que o interlocutor pergunte novamente. Pior do que pedir para que ele repita é não entender e responder errado.

7. Estabelecer uma intimidade forçada
Tem candidatos que acham que para conquistar o emprego precisam parecer íntimos da pessoa que os está entrevistando. Porém, para o entrevistador isso pode soar falso e até desagradável. Para evitar este verdadeiro mico, você deve dar respostas objetivas e se atendo a questões profissionais. Não leve a entrevista para um viés pessoal.

8. Informações desencontradas
Muitas empresas pedem o currículo do candidato por e-mail ou pelo site, e pessoalmente pedem que o mesmo preencha um formulário com algumas informações.Sabemos que nem todo mundo é bom de lembrar anos e tempo em que ficou em determinados trabalhos. Tenha cuidado para não fornecer informações imprecisas ou desencontradas entre o currículo e o formulário. Leve consigo uma versão impressa do seu currículo para usar como “cola”.

9. Não fale mal de outras experiências profissionais
Provavelmente o seu entrevistador já teve um chefe que considerava como um idiota, mas isso não significa que ele achará bom que você fale mal dos seus colegas do trabalho anterior. Além do mais, o mercado de trabalho é menor do que você pensa e a pessoa que está diante de você pode conhecer o seu ex-chefe ou a sua antiga empresa. Outro ponto, é que o entrevistador pode ficar com receio que um dia você fale mal desse trabalho também.

Como evitar
Seja sucinto a respeito de experiências profissionais anteriores, foque somente na questão profissional, quais as funções que você exercia e as experiências que possui.

10. Não minta
Esse conselho pode parecer um tanto estranho, mas saiba que mentir a respeito de conhecimentos e qualificações está entre os erros comuns em entrevistas de emprego. Na ânsia de conquistar um bom trabalho algumas pessoas podem mentir ou simplesmente exagerar o tanto que conhecem um determinado software ou uma língua estrangeira. Mentira tem perna curta e mesmo na entrevista pode ser verificado com um simples teste.

Como evitar
Seja honesto, se o seu conhecimento de inglês é básico não diga que é intermediário. Pode ser que você não consiga a vaga, mas o entrevistador não terá uma má impressão de você e no futuro pode acontecer uma contratação para outra função.

11. Preserve a sua vida pessoal
Hoje em dia estamos num momento em que as pessoas gostam de expor demais a sua vida pessoal. Evite esse tipo de exposição durante uma entrevista de trabalho ou mesmo no seu currículo. Por exemplo, se você toca piano e está se candidatando a uma vaga de gerente de loja não precisa colocar esse item como um adicional no seu currículo. Saiba dosar o que é realmente necessário de ser informado durante a entrevista.

12. Agradeça o tempo do entrevistador
Uma entrevista de trabalho pode ser bastante estressante, de maneira que, algumas pessoas apenas desejam ir embora quando o entrevistador diz que terminou. Evite aquela cena de levantar correndo da sala e ir embora, agradeça o tempo que o profissional dedicou a você. Evite isso mantendo-se calmo até o final e se policie para se despedir e agradecer.

13. Não ter uma boa linguagem verbal e corporal
Ler pode ser algo bastante útil para a sua vida como um todo, pois te ajudará a desenvolver um vocabulário mais amplo. Outro tipo de linguagem que precisa ser bem desenvolvida é a linguagem corporal. Olhe nos olhos da pessoa que está te entrevistando e tente escolher palavras que sejam claras. Vale novamente a dica de treinar em casa para se sentir mais preparado para a entrevista.

Fonte: Site Beleza e moda

Nenhum comentário:

Postar um comentário