quarta-feira, 22 de março de 2017

Água: sem ela nao há vida

Há 25 anos, foi criado o Dia Mundial da Água

O rio Itapetininga é um dos menos poluídos do Estado de São Paulo


Com boa parte de sua superfície coberta por água, muita gente acha que a Terra deveria se chamar planeta Água. Afinal, o nome do nosso lar - o lar de toda a vida conhecida - teria sido escrito errado pelo funcionário do cartório, na hora de registrar..
Brincadeiras a parte, o Brasil é o país com maior volume de água doce do mundo: 12% de toda água apropriada para o consumo humano está aqui, mais que na Europa ou Africa. Aqui está o maior rio do mundo, o Amazonas. Além do imenso volume de água, hoje se sabe que ele é mais extenso do que o rio Nilo, antes considerado o mais extenso.
Além disso, o nosso país tem um outro trunfo. O aquifero Guarani, um imenso reservatório subterrâneo de água doce que abastece alguns municípios paulistas.
70% da água que chega às casas da cidade de Sáo José do Rio Preto vem dos Aquíferos Guarani e Bauru. O Aquífero Guarani é o maior manancial de água doce do mundo. Ele abrange oito estados do Brasil, além do Uruguai, Paraguai e Argentina. Há estudos que estimam as reservas permanentes deste manancial em mais de 45 mil km3 de agua. O que seria suficiente, segundo técnicos, para abastecer toda a população brasileira por um longo período.
Mas, por maior que seja, o aquífero é finito e depende das chuvas para manter seu volume. Sua importância é estratégica e o seu uso deve ser feito com planejamento, pois pode fornecer água para agricultura, abastecimento, lazer e turismo, mas a retirada indiscriminada de suas reservas e a seca, constituem uma ameaça real a este gigante. A água subterrânea é retirada por meio de poços artesianos. Em São José do Rio Preto são quase 250 poços que retiram água dos Aquíferos Bauru e Guarani. Como não é poluída, pois é filtrada no longo caminho entre a superfície e o aquífero, a água não precisa passar pela estação de tratamento convencional. Recebe flúor e cloro no poço. Uma bomba instalada onde a lâmina de água é mais espessa bombeia a água pra cima. O problema é que existem, além dos poços municipais, quase 3,8 mil poços retirando água do aquífero, a maioria de forma descontrolada e clandestina.

Dia da água
Essencial para a vida, a água é tão importante que ganhou um dia especial: 22 de março, estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 em 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema. Existe até uma carta com os Direitos da Água. Afinal, um elemento tão importante merece todo cuidado e respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário