sexta-feira, 31 de março de 2017

Situação do Mário Carlos piora

Degradação do ginásio aumentou


Quase três meses depois que o Marconews abordou pela última vez a questão das obras do ginásio Mário Carlos Martins (foto), na área central da cidade, paradas desde 2012, a degradação do imóvel só aumentou.
Na tarde desta quinta, 30, a reportagem esteve no local e constatou que um tapume que tampava a entrada do prédio foi arrancado, um cheiro forte de urina é a primeira coisa que a pessoa sente ao chegar mais perto. Um exame mais próximo revela que a grade da frente foi forçada e o portão de ferro aberto, permitindo a entrada de quem quiser. Nos fundos do ginásio, pode-se notar enormes buracos no teto, onde faltam telhas e as que restaram batem na estrutura, quando o vento é forte.
Procurada pela repotagem na ocasião, a prefeitura de Itapetininga informou em nota que no dia 3 de janeiro,  "o Secretário de Obras, Ado Albuquerque, fez a entrega do projeto readequado do Ginásio Mário Carlos ao setor de engenharia da Caixa Econômica Federal. Será feito um novo processo licitatório devido a desistência da empresa vencedora da licitação anterior. Ainda de acordo com a secretaria, o recurso deverá ser conseguido por meio de emenda parlamentar do Governo Federal com repasse da Caixa Econômica Federal. Há projeto de implantação de escolinhas esportivas de várias modalidades"
O Marconews voltou a questionar, nesta sexta-feira, a administração municipal sobre a situação do ginásio. Em nota, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que um novo projeto para a reforma do prédio foi apresentado e "aguarda aprovação da Caixa Econômica Federa. As obras serão retomadas após aprovação da CEF para firmar convênio. Será feita uma licitação para execução da obra. Ainda não foi feita nenhuma (licitação) para essa reforma".
Ainda de acordo com a assessoria, os recursos para a conclusão das obras são de "aproximadamente R$ 1 milhão, valor semelhante ao convênio com o Ministério dos Esportes". Segundo a assessoria, "a área será totalmente recuperada segundo todas as normas vigentes". A prefeitura confirmou também que serão reativadas no local atividades como as escolinhas de esportes.

Histórico
A grade foi forçada e qualquer um pode entrar

Iniciadas na administração de Roberto Ramalho, as obras foram paralisadas em 2012 porque, de acordo com o ex-secretário de Esportes, Osmar Thibes Júnior, a empresa vencedora da licitação abandonou a obra “e a segunda colocada não quis fazer pelo mesmo valor”, contou o ex-secretário, que esteve à frente da pasta desde julho de 2014 até dezembro de 2016, já na administração Hiram Jr. Durante a campanha do ano passado, a Prefeitura chegou a realizar a limpeza na frente do prédio, mas o trabalho parou nisso.
          Em janeiro de 2015, Thibes esteve visitando o ginásio acompanhado do então prefeito Luiz Di Fiori (PSDB). Na ocasião, o secretário garantiu que as obras do Mário Carlos e do ginásio Ayrton Senna (Vila Barth) seriam concluídas ainda no primeiro semestre daquele ano, com investimento de R$ 1 milhão.
          Dois anos depois, o Ayrton Senna passou por uma reforma para adequá-lo às normas de segurança do Corpo de Bombeiros, além de atender exigências da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e de instituições como a Conmebol (Confederação Sul-americana de Futebol) e Confederação Brasileira de Futsal. O ginásio, inclusive, já sediou jogos da Supercopa de vôlei e da Liga Paulista de Futsal, com a presença do jogador Falcão. Já o Mário Carlos continua esquecido.
Faltam muitas telhas no telhado do prédio

Texto e fotos: Marco Antônio

Nenhum comentário:

Postar um comentário