sexta-feira, 3 de março de 2017

Estresse: o mal do século

Ritmo acelerado da vida moderna afeta a saúde

O estresse prejudica a qualidade de vida



Se a modernidade tem um preço, talvez seja a saúde das pessoas. Em tempos em que o ritmo de vida está cada vez mais acelerado - e as cobranças surgem de todos os lados - manter-se calmo, equilibrado e de bem com o mundo parece ser uma tarefa quase impossível.
Evitar o estresse parece ser um trabalho digno dos deuses, até mesmo o semideus Hércules, que realizou 12 tarefas quase impossíveis, teria dificuldade em manter a calma diante das cobranças do mundo moderno, como prazos a cumprir para entregar um trabalho, por exemplo.
Muitos acreditam que o desenvolvimento tecnológico por si só não se traduz em melhor qualidade de vida. Hoje, estamos mais sedentários do que nunca e comemos alimentos com elevados índices de gordura, sal, açúcar e sabe-se lá mais o quê. Tudo isso converge para, sob muitos aspectos, uma piora na qualidade de vida. Por isso, cada vez mais pessoas buscam uma vida mais saudável e equilibrada.
Mas, ao contrário do que muitos pensam, o estresse tem o lado bom. Nesse caso, ele prepara o organismo para determinadas situações, que podem ser desagradáveis ou não. Jà o lado negativo - e o mais conhecido - do estresse pode ser minimizado ou mesmo prevenido com atividades e atitudes que resultem em uma mudança no estilo de vida da pessoa. Meditação e Yoga estão estão entre as opções que podem contribuir para manter o estresse em níveis aceitáveis.
Veja matéria completa na edição deste mês da revista Hadar (Tatuí)

Nenhum comentário:

Postar um comentário