terça-feira, 4 de abril de 2017

Mutirão da saúde atende distrito de Rechã

Ação é iniciativa da Prefeitura com instituição de ensino


Cerca de 300 moradores do Distrito de Rechã, em Itapetininga, foram atendidos no último final de semana no 1o Mutirão de Saúde, projeto realizado pela Prefeitura de Itapetininga em parceria com a FSP (Faculdade Sudoeste Paulista), por meio de um termo de cooperação técnica com atividades de promoção de saúde, através da realização de eventos em locais públicos. A proposta ofereceu ações como, aferição de pressão arterial e exames de glicemia, contou com a realização de atividades físicas voltadas a correções posturais, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC) e, também, orientações sobre o descarte de medicamentos.
Na área da saúde, este foi primeiro termo de cooperação firmado pela Prefeitura com o objetivo de trazer à população conceitos básicos de prevenção e controle de doenças, bem como estimular a prática de hábitos saudáveis de vida. “A saúde é uma das prioridades da nossa gestão. A demanda é muito grande, por isso, é importante a parceria. Acompanhei durante os dois dias e tive a satisfação de ver que muitos moradores do Rechã foram atendidos e saíram satisfeitos”, disse a prefeita Simone Marquetto (PMDB).
Para o diretor da FSP, Ricardo de Almeida Pelegrini, que levou os estudantes das áreas de enfermagem, fisioterapia, farmácia e biomedicina, a oportunidade dessa parceria foi de grande importância. “O que mais nos chamou a atenção foi que os moradores vieram instruídos e, muitos, em jejum para fazer os exames. Esta foi uma oportunidade para que nossos alunos pudessem colocar em prática o que aprendem em sala de aula”, enfatizou.
Os pacientes que apresentaram algum tipo de alteração nos exames, já foram encaminhados à Unidade de Saúde do Distrito. “Eles foram agendados para os próximos dias e já vão receber o suporte necessário”, enfatizou o coordenador da unidade do bairro, Fábio Luis Pereira. De acordo com o professor de cardiologia e pneumologia, Heverson Felipe, os pacientes tiveram a chance de fazer um exame específico nas pernas. “É um aparelho que verifica se a pessoa tem algum tipo de alteração. Usamos esse equipamento que serve de corrente elétrica que tira a dor e agradou muito os moradores”, disse.
Quem passou pela praça do Distrito, onde aconteceram os exames, também pode receber orientação sobre febre amarela e raiva em animais. “134 cães e gatos foram vacinados contra raiva. Foi um sucesso. Além disso, fizemos um trabalho de conscientização com os moradores e, também, com os estudantes da FSP”, concluiu o agente de Zoonoses, Jackson Ventura da Silva. 

Foto: Assessoria de Imprensa PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário