quinta-feira, 6 de abril de 2017

Vacinação contra gripe acontece a partir do dia 17

Campanha acontece até o dia 26 de maio


A campanha nacional de vacinação contra o vírus Influenza, causador da gripe, acontece entre os dias 17 de abril e 26 de maio, segundo informações do Ministério da Saúde e da prefeitura de Itapetininga. O ponto alto da campanha (chamado de Dia D) será 13 de maio.
Segundo nota divulgada pela prefeitura, os horários de vacinação são os seguintes, nas Unidades Básicas de Saúde do Município (UBS): (Zona Urbana): 8 às 17 horas, já na zona rural será das oito às 16 horas. A Campanha será voltada para vacinação do Grupo de Risco: gestantes, idosos (a partir de 60 anos), crianças com idade entre 45 dias e 6 meses a menores de 5 anos, portadores de doenças crônicas, funcionários do sistema prisional e privados de liberdade, população indígena, trabalhadores da saúde e professores de escolas públicas e privadas. É importante ressaltar que os portadores de doenças crônicas precisam levar uma prescrição médica ou receita de uso contínuo para tomarem a vacina. Já os professores devem levar o último holerite e um documento com foto. 

Doenças crônicas
Veja se você está em um destes grupos:
Doenças Respiratórias Crônicas: Asma, doença pulmonar obstrutiva bronquioectasia, fibrose cística, doenças intersticiais do pulmão, displasia broncopulmonar, hipertensão arterial pulmonar e crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade.
Doenças Cardíacas Crônicas: Doença cardíaca congênita, hipertensão arterial sistêmica com comorbidade, doença cardíaca isquêmica e insuficiência cardíaca.
Doenças Renais Crônicas: Doença Renal nos estágios 3, 4 e 5, doença nefrótica e paciente em diálise. Doenças Hepáticas Crônicas: Atresia biliar, hepatites crônicas e cirrose.
Doenças Neurológicas Crônicas: Condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica. Nesses casos, considerar as necessidades clínicas. Quem estiver no grupo de risco e for acamado pode entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone (15) 3373-5426 (Ligar agendando até o dia 12/05), que uma equipe irá até sua residência para vaciná-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário