terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Acessório para acender os faróis do carro

Aparelho auxilia o motorista a lembrar de ligar o farol

Farol aceso é mais segurança

          Andar com os faróis acesos mesmo durante o dia aumenta a segurança nas ruas e estradas brasileiras. Mas, com a chegada do verão, o clima de festa no ar, as vagens, o passeio com a família. Tudo isso pode fazer com que os mais distraídos esqueçam de ligar as luzes antes de pegar a estrada, além de esquecerem os limites de velocidade. Andar com os faróis desligados pode render multa de R$ 130 e quatro pontos na carteira. E existem aqueles que ligam os faróis, mas chegam em casa e esquecem os mesmos acesos...Pronto! Lá se vai a bateria!
          Para quem não tem carro com acendimento automático do farol diurno, já existem acessórios que podem ser instalados e ajudam o motorista a se lembrar de acender as luzes.
          Um desses equipamentos é um módulo com duas opções: 1) quando você dá a partida, ele aciona um bip de 30 em 30 segundos para lembrar de acionar o farol; 2) ligar automaticamente os faróis. O proprietário escolhe a opção desejada e não há diferença no preço. Existe ainda um outro sistema que dá um alerta de voz, indicando ao motorista que ele deve acender os faróis.
Os equipamentos são instalados na parte elétrica do carro. Nenhum fio é cortado. Nos sistemas mais sofisticados, o aparelho é instalado e trabalha em conjunto com a partida do veículo, a chave seletora dos faróis e o motor de arranque. Neste modo, os faróis só são ligados depois que o motor do carro começa a funcionar. Isto evita que os faróis sejam acesos ao girar a chave na ignição, o que sobrecarrega a bateria e pode queimar as luzes, segundo técnicos. O custo dos equipamentos, já com a instalação, fica em torno de R$ 200.
A instalação desses acessórios não altera a garantia do veículo. Mas atenção: a voltagem das lâmpadas tem de ser original. O equipamento pode ser usado em carros que possuem o chamado acendimento automático do farol crepuscular, quando os faróis são acesos no momento em que o automóvel entrar em um túnel, por exemplo, ou ao pôr do sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário