segunda-feira, 5 de outubro de 2020

“Vamos criar na cidade práticas de economia solidária”, diz Fuad Isaac

 Candidato diz que poder público deve fomentar esperança




            Candidato do Partido dos Trabalhos (PT) a prefeito de Itapetininga, Fuad Abrão Isaac (foto) diz que hoje se sente preparado para chefiar o Executivo local, contando com a experiência de mais de 30 anos de vida pública e quatro mandatos como vereador, tendo inclusive sendo presidente da Câmara. Formado em economia, lecionou por mais de 20 anos na Associação de Ensino de Itapetininga (AEI) e na FAIT (Itapeva). Atualmente é comerciante na área de alimentos. Sua vice é a Dra. Calu Malavazzi. Veja agora as respostas do candidato.

 

Marconews - O senhor é candidato a prefeito? Por que tomou esta decisão?

Fuad Isaac - Estou há muitos anos militando na política. Fui quatro vezes vereador, presidente da Câmara e secretário de Cultura da cidade. Sempre fui convidado a ser candidato ao cargo de prefeito e sempre relutei. Sentia que ainda não estava preparado para essa função. Neste momento acredito que posso contribuir para a cidade, com mais experiência e visão geral do que pode ser necessário.

Marconews - O senhor não acha que a figura do político está desgastada nos últimos anos? O que fazer para reverter essa imagem? O senhor não teme que essa imagem negativa o prejudique?

Fuad Isaac - A grande mídia, setores da sociedade e uma parcela significativa dos políticos fizeram com que isso se concretizasse, mas não se pode colocar todo mundo numa vala comum. Eu tenho 30 anos de vida pública sem máculas, e é necessário mostrar isso para a população. Queremos apresentar uma proposta de gestão solidária, onde o poder público deve ser o fomentador da esperança em tempos tão difíceis.

Marconews - Na sua opinião, quais os principais desafios que o próximo prefeito de Itapetininga deve enfrentar?

Fuad Isaac – Acredito que o principal desafio será preparar a cidade para uma nova realidade. Certamente haverá um novo normal após a pandemia. O grande desafio, sem dúvida nenhuma, será fazer a cidade retomar o crescimento, gerar empregos e renda, sem perder as características de cidade do interior e respeitando o Meio Ambiente.

Marconews - A pandemia do coronavírus deve afetar profundamente a economia em todo o mundo. Como fazer para superar este obstáculo? A cidade está preparada para enfrentar um cenário novo na área de economia?

Fuad isaac - Nos países europeus uma nova versão do estado de bem-estar-social já está em prática. Ou seja, há uma necessidade de intervenção estatal na economia para este cenário de recessão. No Brasil, o Governo Federal de forma letárgica aplica esta tendência. Neste sentido, Itapetininga precisa fortalecer um tripé: comércio formal, capacitar aqueles que estão de fora do mercado de trabalho e práticas de economia solidária. Em resumo, no primeiro item temos que criar políticas públicas que impulsionem o consumo no comércio local para garantir empregos e girar a economia formal. Concomitante, formar profissionais que hoje estão fora do mercado, mas que podem como profissionais liberais aumentar a renda, e por último - dentro de uma gestão solidária - trabalhar com financiamentos e editais em parceria com a inciativa privada que consolidem a governança econômica e o desenvolvimento social para gerar renda e empregos e então contribuir para o produzir, vender, comprar e focar no que é preciso para viver de forma inclusiva e justa.

Marconews -O orçamento do município em 2019 foi de quase R$ 460 milhões. E em 2020, R$ 496,8 milhões. O senhor pretende aumentar este valor? Como?

Fuad Isaac – A questão é como planejar e executar a previsão de receita e a fixação de custo do município em 2021. Isso deve ser feito pela atual gestão. No primeiro ano, o prefeito trabalha com o orçamento do governo anterior, neste sentido não posso aumentar este valor, apenas manter os compromissos assumidos pelos antecessores que estiverem dentro de uma normalidade técnica e econômica e remanejar a previsão da sobra no que tange investimentos.

Marconews - Como o senhor vê a cidade em termos de infraestrutura? Há algo a ser feito ou melhorado? E na área social?

Fuad Isaac - É evidente que Itapetininga tem melhorado a infraestrutura do município nas últimas décadas. Este é um trabalho que vem sendo feito já há algum tempo e não apenas nesta gestão. E eu, particularmente, gosto de pensar que colaborei com estas melhorias, graças à minha atuação junto ao Legislativo. Claro que ainda há muito por fazer, sobretudo na área social, como por exemplo reforçar o Programa de Saúde da Família (PSF), pois 70% da população não é atendida. Também vamos criar hortas comunitárias e adotar o orçamento participativo, coleta seletiva de lixo com criação de usina de biorefinaria para produzir energia e combustível do lixo, criar Incubadoras de micro empreendedores (produção e venda). Também quero resgatar programas, tornar as escolas municipais com período integral para educação extra curricular.

Marconews - Quais são os seus planos para gerar emprego e renda?

Fuad Isaac – Parte de nossas ideias eu já expus acima. Mas posso dizer que este é um dos grandes desafios para os próximos anos e vamos precisar da união de todos (Executivo, Legislativo e sociedade civil) para enfrentar este desafio.

Marconews - Como o senhor vê o Brasil hoje? O país tem jeito?

Fuad Isaac – o país vive um dos momentos mais delicados de sua história, com retrocessos em muitas áreas (vejam a nossa atual política ambiental) e o avanço da direita radical. Embora não acredite que nossa democracia esteja em risco, é importante que a sociedade brasileira como um todo esteja atenta ao atual quadro político e social do país, refutando qualquer iniciativa antidemocrática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário