quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Reconhecimento facial facilita a vida do motorista

 

Sistema também aumenta a segurança, alertando condutor sobre cansaço

O sistema lê e interpreta as expressões do rosto

 

            O sistema de reconhecimento facial, presente em alguns veículos topo de linha, serve para, entre outras coisas, alertar quando o motorista apresenta sinais de cansaço e sono. Nestes casos, o sistema pode emitir um alerta sonoro, fazer vibrar o banco do motorista ou piscar luzes no painel, ou mesmo manda uma mensagem no painel, avisando que está na hora do descanso. Ou do cafezinho, conforme o ícone que aparece no painel.

            Com o avanço da tecnologia, o sistema consegue detectar sinais de cansaço se o motorista, por exemplo, tira o pé do acelerador ou se abaixa a mão do volante ou, também, se invade a faixa da rodovia.

Painel mostra as variações de
humor do condutor do veículo

Uma câmera com lente infravermelha, capaz de “ler” o rosto da pessoa, mesmo se ela estiver de óculos, grava as feições (ou marcas) do rosto do motorista. Com base nestes dados, o sistema, em alguns carros, pode ajustar espelhos, bancos e até a temperatura do ar-condicionado de acordo com as preferencias do motorista. Para identificar sinais de cansaço, até o intervalo das piscadas é calculado. Também é emitido um alerta no caso do condutor começar a mexer no celular enquanto dirige ou se ele desvia o olhar para ficar prestando atenção na tela multimídia.

            O sistema identifica até o humor da pessoa, se está triste, com raiva ou feliz. Tudo através das medidas e proporções do rosto. Toda essa tecnologia tem como objetivo melhorar aa segurança no trânsito, reduzindo as possibilidades de acidentes provocados por motoristas sonolentos ou distraídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário