quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Cidades da Região estão entre as mais desenvolvidas

Cerquilho apresentou os melhores índices da Região
Nos últimos anos, a iniciativa privada tem voltado sua atenção para os municípios da Região, que começaram a receber milhões de dólares em investimentos, gerando emprego, renda e melhorando a qualidade de vida dos cidadãos. Localização estratégica (próximo a São Paulo, o maior mercado consumidor do País), boa infraestrutura viária e mão de obra relativamente barata são alguns dos itens considerados pelas empresas na hora de escolher um lugar para instalar uma nova fábrica. Mesmo com a guerra fiscal entre o Estado de São Paulo e outras unidades da federação, os investimentos não param de chegar, fazendo com que a arrecadação e o orçamento dos municípios cresçam continuamente. Entre os investimentos que pode ser destacados estão a construção da fábrica da Toyota em Sorocaba, a instalação da Guardian em Tatuí e a ampliação da Duratex em Itapetininga, entre outros.
            Além disso, várias cidades da Região estão entre os municípios mais desenvolvidos do Brasil, segundo o Índice de Desenvolvimento Municipal elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN).
            Segundo o levantamento, dos dez municípios mais desenvolvidos do País, nove estão no Estado de São Paulo, começando pelo primeiro colocado, Barueri, que obteve uma nota de 0,9303, muito próximo da nota máxima. Primeiro colocado no estado do Mato Grosso, Lucas do Rio Verde ocupa a oitava posição no ranking nacional e é a única cidade não paulista entre as 10 primeiras. Em nossa Região, Cerquilho foi a cidade mais bem avaliada, aparecendo em 24º lugar no Estado (25ª no ranking nacional, com 0,8838 de nota. Outras cidades, como Itapetininga, Tatuí, Boituva e Porto Feliz, também estão entre os mais desenvolvidos do Brasil. Veja matéria completa na edição de janeiro da revista Hadar.

Texto: Marco Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário