segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Motos para aproveitar o verão

As motos naked são pura curtição
Projetadas para proporcionar o piloto o máximo prazer durante a condução, seja na estrada ou na cidade, as motos no estilo naked (nuas) ganham cada vez mais adeptos e o mercado é promissor no país.
            O estilo naked tem esse nome porque as motocicletas não têm carenagem e deixam quase toda a mecânica à mostra. A posição de pilotar é mais cômoda, pois o piloto não fica deitado sobre o tanque, como nas superesportivas. Na naked, ele fica mais sentado.
            Também em função deste estilo, o acabamento da parte mecânica das máquinas tem de ser impecável, além, é claro, de ser muito leve. Com isso, a moto fica mais fácil de ser conduzida em praticamente todo o terreno, embora não reste dúvida de que o asfalto é o melhor lugar para usufruir tudo o que estas super bikes podem proporcionar.
            O estilo é sucesso na Itália, onde estão alguns dos principais fabricantes, entre eles a MV Augusta, cujo modelo topo de linha, de mil cilindradas, chamada Brutale, possui 144 cavalos de potência. Para se ter uma idéia do que é ter essa potência toda em uma moto, o Golf GTI, um dos mais rápidos carros nacionais, tem 193 cavalos (com gasolina de alta octanagem), para puxar um carro com mais de mil quilos de peso. Lembrando que a moto pesa bem menos da metade do carro.
            O fato é que os brasileiros também estão se interessando pelo estilo Naked e o mercado nacional é promissor. Tão promissor que os fabricantes estão apostando no Brasil como o segundo grande mercado consumidor. Mas as montadoras japonesas, como Honda e Kawasaki, estão atentas e já oferecem motos naked em suas linhas de produtos. O preço, geralmente, é entre 25% a 30% menor do que uma superesportiva, que sem dúvida atrai consumidores. Além das japonesas, a austríaca KTM também está disponibilizando para o mercado brasileiro um modelo neste estilo.
            Mas é bom lembrar que são motos que exigem certa experiência e cautela do piloto, pois desejam muita potência no pneu traseiro rapidamente. Entretanto, o prazer de dirigir e a facilidade de se conduzir a moto em diversas situações fazem dela um sucesso e o mercado consumidor deve se manter aquecido por um tempo.

Texto: Marco Antonio
Foto: Site VRUM

Nenhum comentário:

Postar um comentário