terça-feira, 5 de junho de 2012

Itapetininga adere ao Programa Cidades Sustentáveis

Autoridades presentes durante o lançamento do programa
Desenvolvido pelo Instituto Ethos, em parceria com a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e a Rede Nossa São Paulo, o Programa Cidades Sustentáveis tem como objetivo sensibilizar e mobilizar a sociedade e as lideranças e órgãos públicos para o desenvolvimento equilibrado, justo e sustentável das cidades brasileiras, onde moram cerca de 85% da população do Páis. O programa torna-se ainda mais importante neste ano de eleições, momento em que a sustentabilidade deve ser colocada no centro das discussões e das agendas dos políticos e autoridades.
A iniciativa disponibiliza uma plataforma com 12 eixos (temas principais), focada no desenvolvimento sustentável e abordando os diferentes aspectos da gestão pública, com indicadores integrados a cada um dos eixos.

Em cerimônia realizada no último dia 15 de maio, na Câmara do município, o programa foi lançado oficialmente em Itapetininga. O evento contou com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade itapetiningana. Após o lançamento oficial, diversos pré-candidatos a prefeito nas eleições de outubro próximo assinaram uma carta de intenções, comprometendo-se a implantar o programa e seguir suas diretrizes, caso sejam eleitos.
Segundo o professor Pedro Miranda Torres, um dos responsáveis pela implantação do programa na cidade, o Cidades Sustentáveis "faz parte de um movimento apartidário. Políticos de qualquer partido, organizações civis e religiosas são convidadas a participar. O objetivo é apresentar um quadro de propostas governamentais para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos através de planos de ação em todas as áreas de gestão urbana. Esse modelo teve início na Dinamarca e foi levado para outros lugares do mundo. Atualmente, cerca de 150 cidades do Brasil participam do projeto Cidades Sustentáveis. Os projetos são desenvolvidos de acordo com a realidade de cada município, por técnicos especializados em cada área”, destaca o professor. O advogado José Roberto Leonel, representante da OCA, organização não-governamental ligada à cultura, também participa da implantação do programa em Itapetininga.

Mais informações podem ser encontradas no site www.cidadessustentaveis.org.br.

Texto: Marco Antonio
Foto: Mike Adas

Nenhum comentário:

Postar um comentário