quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Salão do Automóvel abre hoje ao público

R8 Spyder, uma das estrelas do salão
Tradicionalmente, as montadoras de automóveis instaladas no Brasil, começam a mostrar os futuros lançamentos no segundo semestre de cada, preparando o consumidor para as novidades do ano seguinte. Não é sem motivo que o Salão do Automóvel de São Paulo, o mais importante do país, acontece em outubro. O evento, que terá a participação recorde de 49 marcas, abre ao público nesta quarta, repleto de inovações. A expectativa é de que 750 mil pessoas visitem os estando até o dia 4 de novembro. Nesta quarta, a visita do público começou às 14 horas; quem quiser passear pelo evento pode entrar até as 21 horas. A partir de amanha - e até o dia 3 de novembro - a visitação pública será permitida das 13 às 21 horas e no último dia, das 11 às 19 horas, com entrada permitida até as 17 horas.
Mas as empresas já vem preparando o terreno para os lançamentos desde o final de agosto. Em alguns casos, os modelos foram flagrados andando pelas ruas. Foi o que aconteceu com a nova Chevrolet Blazer, conhecida no exterior como Trailblazer. Quatro dessas SUV (Sigla em inglês para Veículo Utilitário Esportivo) foram flagradas rodando em Campos do Jordão, no interior Paulista. O modelo integra a reformulada linha da Chevrolet no Brasil e deverá era uma das atrações da montadora no Salão de SP.

Fiat
            A fábrica italiana divulgou as primeiras informações sobre a versão turbo do 500, que vai se posicionar como um "irmão do meio", entre o compacto tradicional e a versão da preparadora Abarth, mais esportiva.
Segundo o portal G1, o motor 1.4 l de quatro cilindros ganhou um turbocharger que elevou a potência de 102 cavalos para 136,8 cv, e o torque agora chega a 20,7 kgfm. O turbo é menor do que o usado no 500 Abarth, que desenvolve 162 cv.
A versão Turbo tem suspensão, escapamento e volante esportivos, pinças de freio pintadas em vermelho. Os faróis têm máscara negra. Segundo a montadora italiana, o Cinquecento "turbinado" será lançado neste trimestre a partir de US$ 19.500 (pouco mais de R$ 39 mil. valor não inclui o frete), cerca de US$ 3 mil mais barato do que o 500 Abarth.
 
Família cresce
Os italianos querem abocanhar uma fatia maior do mercado brasileiro. Para alcançar este objetivo, anunciaram mais duas novidades: uma versão família do Cinquecento, chamada 500 L, além de mostrar um SUV derivado do modelo. Também está previsto o lançamento de uma versão elétrica do Cinquecento.
A outra novidade que chega pode agradar aqueles que gostam da sensação de liberdade e do visual poroporcionado por um teto solar. Segundo a Fiat, os compactos Grand Siena e Novo Palio passam a contar com o teto solar panorâmico Sky Wind, equipamento anteriormente exclusivo de carros de categoria superior, como Punto e Bravo. Disponível como opcional desde as configurações básicas do sedã e do hatch, o teto solar panorâmico sai por R$ 2,9 mil – exceto no Palio Attractive 1.0, onde seu preço cai para R$ 2,7 mil.
O equipamento pode ser utilizado aberto, parcialmente aberto e na posição de ventilação – além de totalmente fechado. Abertura e fechamento são feitos eletricamente. Composto por vidros escurecidos, o equipamento ainda conta com uma tela interna para diminuir a claridade. Siena e Palio são os únicos em suas categorias a oferecer teto solar do tipo panorâmico. A novidade certamente fará sucesso com a chegada do calor.
 
S10
Lançada em 13 versões, a picape S10 (Chevrolet) ganha mais duas novas opções: LS 2.8 turbodiesel cabine simples 4x2 – até então disponível apenas com tração 4x4 – e LS 2.8 turbodiesel cabine dupla 4x2 – tal configuração de motor e carroceria só existia na versão LT, mais requintada. As novas ofertas de entrada custam R$ 78.746 e R$ 89.823, respectivamente. Entre os equipamentos, estão ar-condicionado, direção hidráulica, ABS, airbag duplo, computador de bordo, regulagem elétrica dos faróis e rodas aro 16 de aço – não há opcionais. O motor 2.8 CTDI Turbodiesel, da MWM, rende 180 cavalos e 47,9 kgfm de torque (no modelo manual são 44,9 kgfm) – o antigo propulsor a diesel chegava a 140 cv e 34,7 kgfm de torque. A transmissão manual é de 5 marchas.
 
Salão
Um dos mais imçortantes eventos do gênero no mundo, o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo é a principal vitrine para os lançamentos da indústria automobilística no país. Este ano, pelo menos duas empresas eatarão disponibilizando carros para test-drive: a Audi e a Land Rover. O superesportivo R8 Spyder GT da Audi poderá ser dirigido por 21 felizardos, escolhidos diariamente. O test-drive será curto - 15 minutos - e o percurso em torno do pavilhão de exposições. Mas certamente serão minutos de pura magia para os escolhidos.
O salão também terá na tecnologia automotiva um ponto forte, com a presença de modelos híbridos, além de lançamentos mundiais. Fato que coloca o Brasil em posição de destaque na indústria automobilística. Afinal, o mercado brasileiro já é maior do que muitos países.
Para quem quiser apenas visitar o salão, a entrada inteira custa R$ 40 para o primeiro dia, R$ 50 para os dias de semana e R$ 70 para os finais de semana e o feriado de 2 de novembro. Há meia entrada e pacotes promocionais disponíveis na internet ou no ponto de vendas oficial (isento de taxa de conveniência), localizado no teatro Raul Cortez (Rua Doutor Plínio Barreto, 285), em São Paulo.
Serviço:
27º Salão Internacional do Automóvel

Quando: de 24/10 a 04/11
Onde: Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo
Quanto: Os preços dos ingressos inteiros variam de R$ 40 a R$ 70, dependendo do dia para qual forem comprados. A venda antecipada pela internet acontece no site www.ingressorapido.com.br

 Texto: Marco Antonio
Fotos: G1/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário