sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Temporal derruba árvores em Itapetininga


Chuva forte também deixou parte da cidade sem energia

 

Um forte temporal que caiu na tarde desta sexta, em Itapetininga, assustou os moradores da cidade. Houve queda de árvores em diversos pontos da cidade, bem como interrupção do fornecimento de energia elétrica, o que afetou também o serviço de abastecimento de água. Até o sinal dos telefones celulares foi afetado pelo temporal. Não houve feridos.
Em cerca de cinco minutos, o tempo fechou no início da tarde, com fortes rajadas de vento e até granizo. Cabos de energia elétrica e telefônicos foram rompidos.
Sem energia e com várias árvores caídas, a área central da cidade sofreu transtornos no trânsito. Nem o prédio histórico da antiga cadeia, na avenida Francisco Válio, escapou da fúria do vento. Várias telhas foram lançadas na direção de uma travessa. Uma telha atingiu o vidro lateral de um carro, quase acertando uma moça, segundo testemunhas. Na rua Pedro Marques, uma grande árvore caiu (foto), impedindo a passagem de veículos. Vários trechos de ruas ficaram interditados devido a queda de árvores e sujeira. Muita gente parou para ver – e fotografar – os estragos.
Até o início da noite desta sexta-feira não havia um balanço sobre o número de árvores caídas, mas algumas atingiram veículos. Na rua Hilda, na Vila Santana, uma árvore partiu ao meio e parte dos galhos atingiu um carro que estava estacionado. O veículo ficou danificado. Quedas de árvore também foram registradas na rua Coronel Pedro Dias Batista e Doutor Coutinho. Na rua Coronel Afonso, parte de uma árvore atingiu um ônibus da empresa responsável pelo transporte público coletivo da cidade.
Na Vila Rosa também houve queda de várias árvores, inclusive sobre carros. Danos ainda ocorreram no Hospital Regional de Itapetininga. O vento forte arrancou estruturas da fachada.
 
Falta de água
Funcionários retiram árvore
caída na rua João Evangelista
A Sabesp informou que o sistema de distribuição também foi prejudicado com o temporal. Com a interrupção temporária da energia elétrica, as estações de distribuição ficaram paradas. O restabelecimento do abastecimento se dará de forma gradual, após o retorno da energia elétrica. A companhia pede para que a população use água de forma racional, evitando desperdícios.
 
Falta de energia
A Companhia  Paulista de Força e Luz (CPFL) informou que, até às 18h, mais de 11 mil imóveis ficaram sem energia elétrica devido ao temporal. No começo da noite, funcionários municipais trabalhavam no corte das árvores e limpeza das ruas. Ainda não há um balanço do estrago.
 
Texto e fotos: Marco Antonio
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário