quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

IPVA fica mais barato em 2014


Boa notícia para os proprietários: imposto pode cair mais de 5% em média

 
            Os proprietários de veículos não poderiam começar o ano com uma notícia melhor: o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (o famigerado IPVA) terá uma redução em 2014 que poderá chegar a 5,16% em média no Estado de São Paulo, segundo informações da secretaria estadual da fazenda.
            De acordo com o órgão, a tabela com as alíquotas do imposto de 2014 permanece inalterada em relação aos valores do ano passado. O pagamento começa no dia 13 deste mês para veículos com placas de final 1. É preciso que os proprietários fiquem atentos às datas de vencimento do IPVA e procurem pagar o imposto em dia, o que dá direito a descontos. Não ter nenhuma multa ou infração também contribui para um desconto maior na hora de pagar o IPVA.
 
Parcelamento
            Além do pagamento a vista, que garante um desconto de 3%, o dono do veículo pode optar por parcelar o pagamento em três vezes. No pagamento da primeira parcela, os donos de carros também são obrigados a pagar o seguro obrigatório. Mas proprietários de motos, vans, ônibus e similares podem parcelar e pagá-los com as parcelas do imposto.
Em 2013, houve atraso por parte do governo em enviar o aviso para pagamento aos motoristas. Muita gente, que pensava que o aviso era um boleto, não fez o pagamento na data correta e teve de pagar multa. Para não correr esse risco em 2014, o motorista deve se dirigir a qualquer banco no dia do pagamento da primeira parcela (ou parcela única) com o número do Renavan do veículo e fazer o pagamento.
 
IPI
A redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que incide sobre automóveis terá de ser revista em janeiro, mas a retomada do imposto não será total, afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, no começo de dezembro. "Teremos que rever em janeiro o IPI dos automóveis, mas a recomposição do imposto certamente não será total", afirmou o ministro a jornalistas após evento do JP Morgan em São Paulo.
Após promover forte redução no IPI para veículos automotivos com o objetivo de estimular a economia através do consumo, o governo decidiu a partir de 2013 elevar gradualmente a alíquota do tributo diante da dificuldade de arrecadação de receita. Havia expectativa de que a partir de janeiro o IPI voltasse aos percentuais originais, mas Mantega descartou essa possibilidade, dizendo que isso traria grande impacto ao setor automotivo. A decisão indica preocupação com um setor importante da economia e o ministro está otimista com a economia brasileira em geral, prevendo em 2014 um desempenho superior ao registrado em 2013, mesmo que a economia americana – maior potência econômica do planeta – ainda não esteja totalmente recuperada e os reflexos que isso pode ter no cenário mundial.
Por isso, Mantega acredita que o mais importante é a recuperação da maior economia do mundo, que contribuirá para elevar o desempenho da atividade brasileira.
 
Recorde
O Brasil produziu mais de
três milhões de veículos em 2013
Outra boa notícia para o Brasil é que a produção de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus no Brasil bateu recorde histórico em 2013, mesmo antes do final do ano. De janeiro a novembro foram fabricados 3,5 milhões de veículos, superando a marca de 2011, de 3,4 milhões, segundo a Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Nenhum comentário:

Postar um comentário