sábado, 11 de janeiro de 2014

Vândalos e usuários de drogas barbarizam Praça do Rosário


Moradores e comerciantes denunciam pichações e baderna no local

 

A igreja tem sido alvo de ataques
            A má iluminação, somada à falta de fiscalização e policiamento, transformou a Praça Rui Barbosa, mais conhecida Largo do Rosário, na área central da cidade, em ponto de aglomeração de vândalos e usuários de drogas, segundo moradores e comerciantes instalados nas proximidades da praça. Após denúncia divulgada em vários órgãos de imprensa da cidade, o policiamento foi reforçado no local.

            De acordo com comerciantes, a situação se agravou nos últimos meses, com badernas, brigas e até relações sexuais praticadas em plena praça. Pichações e vandalização de prédios, inclusive a própria igreja, são comuns.

            “A baderna está gigante”, garante o empresário José de Mello Leonel Neto. Ele confirma que a situação piorou nos últimos meses, com pessoas se drogando à luz do dia. “É droga, bebida, jogo do bicho e baderna sexual todo dia”. A situação complica ainda mais a noite, segundo o empresário, informando que há relatos de pessoas terem relação sexual na praça, sem se importar com os passantes.

 

Desrespeito com a Igreja

            Construída e frequentada por ex-escravos, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário possui 141 anos e é um dos prédios mais bonitos da cidade, erguido em estilo colonial. Há alguns anos, sua torre foi atingida por um raio, mas o imponente prédio resistiu. Os vândalos, porém, não se cansam de pichar e atacar a centenária construção, que já teve todas as suas paredes pichadas.

“Todas as casas em volta da praça já foram pichadas: bar, restaurante, posto de gasolina. Tudo pichado”, disse Leonel Neto. Ele mora e trabalha há 15 anos nas proximidades da praça e não se conforma com a situação. “Já denunciamos, mas ninguém faz nada”. Segundo ele, os moradores estão revoltados.

O empresário aponta ainda a falta de manutenção por parte da administração municipal como um dos fatores que contribuem para que a situação se deteriore. “A praça está podre! Não tem iluminação e as árvores não são podadas. Antes, a cavalaria ainda passava por ali. Hoje o policiamento é zero. A Guarda Municipal não aparece e a PM só vem quando é chamada”, disse Leonel Neto.

“Está um absurdo. Eu convoco qualquer pessoa para ver. A baderna e o barulho atrapalham até o grupo de oração. Além dos gritos, as pessoas têm medo de terem seus carros roubados. Os moradores e comerciantes não aguentam mais!”. O empresário acredita que a presença da polícia – e o uso de câmeras de vigilância – poderiam resolver a situação.

 

Envolver vários setores

            Para o empresário Giovane Maschietto, a solução envolve vários segmentos da sociedade: prefeitura, polícia e comunidade. “A situação está precária mesmo e vem crescendo, pois nada foi feito até agora”, disse Maschietto. Segundo ele, a prefeitura e o Conselho Tutelar já foram contatados pelos moradores, pedindo providências. “Se você passar a noite, verá que 90% são menores, consumindo drogas e álcool”, afirmou o empresário, acrescentando que “a gente chama (o CT) eles vêm, mas é um paliativo, porque os menores voltam no outro dia”. Para ele, a solução passa pela revitalização da praça pela prefeitura. “Isso e a presença da polícia afastaria os bandidos”.

 

Briga

            Procurado pela reportagem, o major Marcelo Marques, comandante interino do 22º Batalhão PM, informou que a polícia irá reforçar o policiamento na praça. “Estamos verificando o uso e o tráfico de drogas no local”. Segundo o oficial, até o momento não foram registrados assaltos ou roubos na praça. “Temos apenas uma ocorrência de briga generalizada, mas entre os próprios usuários de drogas”, informou Marques. Na quarta e quinta, comerciantes festejaram a presença de policiais militares, que abordaram indivíduos que estavam na praça (foto).

 

Prefeitura

            Procurada por e-mail, a prefeitura não se manifestou até o fechamento desta reportagem.

 

Conselho Tutelar
            Segundo Josué Ferreira, presidente do Conselho Tutelar 1, até a última quinta-feira, o órgão ainda não havia sido oficialmente informado da situação no Largo do Rosário. Ele explicou que o conselho atende diariamente, das oito às 17 horas e pode ser acionado pelo telefone 3272-5144. “Mas temos o plantão noturno, que pode ser acionado pelo 190. A pessoa aciona a polícia e a polícia localiza o conselheiro de plantão, que vai até o local. Dessa forma, o CT funciona 24 horas”, afirmou Ferreira. Segundo ele, quando há o envolvimento de drogas, a ocorrência é encaminhada diretamente a Policia Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário