terça-feira, 4 de novembro de 2014

Itapetininga completa 244 anos neste dia cinco


Cidade vive momento de expectativa

 
Largo dos Amores revitalizado
            Com mais de 150 mil habitantes e um parque industrial respeitável, que continua crescendo, Itapetininga não lembra em nada o vilarejo surgido no século 18, quando as poucas casas foram erguidas em um local elevado, cercado por dois ribeirões. O local, que durante anos foi o núcleo urbano da cidade, hoje é o conhecido centro histórico. Um dos símbolos desse marco histórico, a praça Marechal Deodoro (mais conhecida como Largo dos Amores) foi recentemente reaberta ao público após passar por um amplo processo de revitalização.
            Quase 250 anos depois de sua fundação, Itapetininga vive um momento de expectativa, com a chegada de novas indústrias (como a Batavo, por exemplo) e o crescimento populacional, medido através dos inúmeros investimentos no segmento de imóveis e condomínios que podem ser vistos pela cidade.
Vista parcial de Itapetininga e
da Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres
            Para acompanhar este crescimento, a prefeitura anunciou obras de construção de mais creches e escolas. Segundo a administração municipal, serão 12 novas unidades, instaladas em diversos pontos do município, o que ampliará para três mil o número de vagas oferecidas na rede municipal de ensino.
            Estrategicamente posicionada às margens da rodovia Raposo Tavares e próxima a grandes centros como Sorocaba e São Paulo, Itapetininga possui características e qualidades que podem impulsionar seu desenvolvimento, começando pela qualidade de vida e a hospitalidade de seu povo. Com uma área de quase 1,8 mil km2, o município é o terceiro maior do estado, com terras férteis e abundantes em água. Espaço para novos investimentos é o que não falta.
            Mas, assim como outras cidades, Itapetininga enfrenta problemas. Geração de emprego e renda são questões que preocupam a todos, e os itapetininganos não são exceção. Trânsito complicado na área central e a falta de infraestrutura em alguns bairros são desafios que a administração municipal deve superar.
Placa na antiga estação ferroviária indica
a distância da sede do município a dois bairros
            Planejamento a longo prazo e políticas públicas que priorizem as necessidades das parcelas mais carentes, independente de qual partido político esteja no governo, são essenciais para que a cidade continue crescendo e firmando-se como polo regional. Com esse cuidados, certamente a cidade terá muito o que comemorar no futuro.
 
 
Aniversário
            Autoridades e convidados participam das comemorações deste dia cinco, que começam às oito horas da manhã desta quarta, com o hasteamento de bandeiras na Avenida Peixoto Gomide, em seguida, as nove horas, acontece o desfile cívico, no mesmo local. A partir das 15 horas, haverá show no Horto Religioso (Vila Aparecida), promovido pelaa Rádio Vale Verde, com mais de 20 atrações. Os ingressos para o espetáculo foram trocados por alimentos.
 
Texto: Marco Antônio
Fotos: Praça Revitalizada: João Francisco; vista área de Itapetininga: Mike Adas; placa estação ferroviária: Marco Antônio

Nenhum comentário:

Postar um comentário