sábado, 15 de junho de 2019

Luz acesa nas estradas: o que pode e o que não pode


Saiba a diferença entre farol baixo, DRL e luz de posição

Existem diferenças entre os sistemas de luz

Para andar tranquilo e dentro da lei pelas estradas brasileiras, os motoristas cada vez mais precisam estar inteirados das novidades tecnológicas e da legislação.
Lei determina que, desde 2016, o motorista é obrigado a andar com o farol baixo acesso em estradas e túneis, mas ainda há certa confusão com relação a este assunto, que inclusive pode gerar multa para o motorista. A confusão pode acontecer porque, atualmente, os veículos contam com três sistemas de iluminação na parte dianteira. São eles: DRL – Lanterna de Rodagem Diurna, luz de posição e farol baixo.

Quais as diferenças e em que situações são usadas
A intensidade da luz muda conforme a lanterna e a função que se destina. Por exemplo, no caso do farol baixo, a luz é mais forte e com projeção maior; sua função é ilumina a via sem ofuscar os outros motoristas; a DRL, ou luz de sinalização, é menos intensa, mas mais eficaz para o carro ser visto; a luz de posição,  mais fraca e difícil de visualizar com a luz do dia, serve para mostrar a localização do parado a noite na estrada.
Tecnicamente, o farol ilumina e a lanterna sinaliza. Neste caso, as lanternas, tanto de posição quanto DRL são muito parecidas, sendo projetadas na região frontal do veículo. A única diferença é que a DRL é um pouco mais fechada. Já o farol baixo direciona a maior parte da luz para baixo e para o acostamento.

Multas
Para evitar multas, é necessário algum cuidado. Ao virar a chave de ignição no primeiro estágio, com o carro ainda desligado, a primeira a ser acionada é a luz de posição, cujo objetivo é mostrar, sobretudo a noite, onde o carro parado está.
E o que a lei pede – e a polícia fiscaliza – é o uso do farol baixo, que é o segundo estágio da chave. Não se pode ligar o farol baixo e a DRL ao mesmo tempo. Em alguns automóveis, a DRL vira luz de posição quando o farol baixo é ligado.
A grande vantagem da DRL (feita em LED) é o consumo menor de energia e uma vida útil mais longa. A polícia orienta que a fiscalização é feita sempre olhando a dianteira do veículo e, com base nessa observação, pode ou não ser feita a multa.
Atualmente, o mercado já disponibiliza a instalação de DRL em carros que não dispõem do equipamento, mas os motoristas precisam tomar cuidado e verificar se o produto é homologado. Outra ideia que não dá muito certo é a colocação de fita de LED, pois ela não tem a intensidade de luz e o direcionamento adequados.  A partir de 2021, todos os lançamentos deverão vir com DRL e, em 2023, os fabricantes terão de adaptar o sistemas a todos os modelos zero km.

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