sexta-feira, 28 de junho de 2019

Vacinação contra gripe acontece neste sábado

Também haverá imunização contra Febre Amarela



          As cidades de Itapetininga, Itu, Sorocaba e Votorantim realizam neste sábado, dia 29, uma grande campanha de vacinação contra a gripe e a Febre Amarela. É o chamado Dia D da vacinação.
Para se vacinar é preciso ter mais de nove meses de idade, sendo que maiores de 60 anos devem apresentar avaliação médica prévia. A pessoa interessada em se vacinar deve apresentar a carteira de vacinação e um documento pessoal com foto.
Pessoas que forem viajar para áreas endêmicas ou com registro de casos de febre amarela devem se vacinar, no mínimo, 10 dias antes da viagem.

Contraindicações
A vacina está contraindicada para as gestantes devido ao possível risco de infecção do feto pelo vírus vacinal, salvo em situações de alto risco de exposição. A imunização em gestantes deverá ser analisada caso a caso, podendo ser considerada, por exemplo, para as gestantes que residem em local onde foi encontrado macaco morto com febre amarela.
As mães que estejam amamentando crianças com até seis meses de idade não devem se vacinar pelo risco de transmissão do vírus vacinal. Caso a vacinação seja imprescindível, a amamentação deverá ser suspensa por no mínimo 15 dias após a vacinação. Dessa forma, a mulher deverá ser orientada sobre os procedimentos para extração e armazenamento do leite materno antes da vacinação para propiciar o aleitamento neste período. Crianças menores de nove meses não devem ser imunizadas.
Pessoas com histórico de urticária, sibilos, laringoespasmo, edema de lábios, hipotensão, choque nas primeiras duas horas não devem se vacinar, assim como portadores de câncer e indivíduos que passaram por transplante também. Todos com deficiência no sistema imune também devem consultar um médico antes de se vacinar.
Em Itapetininga, segundo a prefeitura, haverá dois pontos móveis de vacinação neste sábado, dia 29. O primeiro será na praça do antigo Fórum, na avenida Peixoto Gomide, no centro, das 9 às 12 horas.
Já na parte da tarde, das 13 às 16 horas, o ponto de vacinação estará no shopping da cidade para atender aqueles que ainda não se imunizaram. O endereço é rua Dr. Coutinho, 733, também no centro. A Vigilância Epidemiológica do município orienta aqueles que ainda não se vacinaram a levar um documento com foto e a carteirinha de vacinação.

Fonte: Portal G1 e Prefeitura de Itapetininga

Nenhum comentário:

Postar um comentário