domingo, 9 de junho de 2013

Skatistas se mobilizam para reformar pista

Querer é poder. Todo mundo já ouviu essa frase. Se alguém ainda duvida da força e da determinação do homem para alcançar seus objetivos, precisa conhecer os integrantes do New Face Skate BMX (foto), grupo de apaixonados pelo skate e dispostos a provar que este esporte (sim, ao contrário do que alguns pensam, o skate é um esporte) pode e deve ter um grande alcance social, ajudando a comunidade a resolver seus problemas.


            E o problema, neste caso, era o abandono em se encontrava a pista de skate ao lado do ginásio Ayrton Senna, em Vila Barth. Construída para ser um ponto de encontro de skatistas e fãs das manobras radicais, a pista nunca havia sido reformada, em mais de oito anos, e acabou tornando-se local para o uso e tráfico de drogas, atividades infinitamente menos nobres do que o esporte.
Pista de skate está sendo reformada
            A situação degradante da pista começou a mudar no final de 2012, quando um grupo de seis skatistas, com idades entre 18 e 28 anos, se reuniu e tomou a iniciativa de reformar o local, inclusive arcando com boa parte do custo da obra. Assim surgiu o NFSB, que atualmente transformou-se em uma marca, comercializando produtos relativos ao skate. Os integrantes já têm planos para o futuro, quando a obra for concluída: criar uma associação da categoria. Um sonho fácil de ser concretizado por estes jovens cavaleiros modernos.
            “A ideia de formar o grupo surgiu em bate-papo no Facebook, em novembro do ano passado”, explica Garcia Rodrigues da Silva, 28 anos, skatista amador da cidade, como ele se define. “A proposta inicial era fazer uma festa beneficente para arrecadar peças de skate; aí eu dei a ideia de reformar a pista, isso era uma coisa que precisava há muito anos”, observa Garcia, que largou o antigo emprego e agora vive das vendas da marca New Face Skate BMX. “Deus quis assim”. Além dele, fazem parte do grupo: Thiago Albuquerque, 28 anos, professor de Educação Física e criador do Projeto U.N.O., Giovane Proença, 19 anos, skatista amador, Thales Araújo, 18 Anos, atleta da cidade, Netinho Andrade,  também de 19 Anos e iniciante no skate, e o estudante Willian Caetano, de 24 anos. Saiba a história completa do grupo na edição deste mês da revista Divina.
 
Texto: Marco Antônio
Fotos: Divulgação/NFSB

Nenhum comentário:

Postar um comentário