segunda-feira, 24 de junho de 2013

Toni Arantes fala sobre o Conselho de Pastores e o diálogo entre igrejas


Pastor evangélico diz que conselho tem de ser respeitado


            O pastor Marco Antônio Terra Arantes (foto), mais conhecido como Toni Arantes, foi eleito recentemente presidente do Conselho de Pastores de Itapetininga (Copasi) órgão que reúne representantes e lideranças de diversas denominações religiosas do município. Pastor titular da Igreja do Evangelho Quadrangular de Vila Belo Horizonte, Arantes também é apresentador em um programa de TV por assinatura.
            Para ele, os evangélicos precisam mostrar sua força. “O tempo em que os crentes eram massa de manobra acabou”, afirma o pastor, lembrando que seis dos 19 vereadores itapetininganos são evangélicos, incluindo o presidente do Legislativo, André Bueno. Veja a seguir a entrevista completa do pastor Toni Arantes.
 
Marconews - O senhor foi escolhido presidente do Conselho de Pastores da Região de Itapetininga. O que é o conselho e quais as atividades desenvolvidas? Quais as igrejas que compõem o conselho?
Pastor Toni Arantes - O Conselho de Pastores é uma entidade sem fins lucrativos que é formada por todos os Pastores Evangélicos da cidade de Itapetininga e tem por finalidade justamente promover a união e a comunhão das Igrejas Evangélicas. Mensalmente são realizadas reuniões em diversas Igrejas, onde são realizados Cultos de Louvor, Adoração e Intercessão tudo em prol do crescimento e propagação do Evangelho de Cristo em Itapetininga. Vale a pena lembrar que são realizados momentos de Oração nestas reuniões em que os Pastores e líderes que estão presentes dedicam-se a orar por Itapetininga, seus moradores e suas autoridades. E claro uma das grandes responsabilidades do Conselho é organizar e realizar anualmente a tradicional Marcha para JESUS, onde o povo de Deus é convidado a fazer uma caminhada em pontos estratégicos da cidade guiados por um trio elétrico com muita música e oração nesses determinados pontos, como exemplo, o nosso Hospital Regional e Pronto Socorro. O Conselho de Pastores é aberto para qualquer denominação evangélica que queira participar de nossas reuniões e eventos enviando nestas reuniões seus Pastores e líderes das Igrejas.
 
Marconews - Quais os seus planos como presidente do órgão?
Pastor Toni Arantes  - No tempo em que eu frequentei o Conselho como membro, pude observar alguns pontos vulneráveis que precisam ser urgentemente corrigidos. E particularmente eu sou uma pessoa que gosta de desafios. Se Deus me colocou à frente deste trabalho é porque Ele tem um propósito com a minha vida e com a diretoria que foi eleita juntamente comigo. É preciso que o Conselho se torne um órgão respeitado, seja pelo povo da cidade, independente de religião, como pelas autoridades de Itapetininga. Porque, afinal de contas, acredito que todos buscamos o mesmo, ou seja, o melhor pra Itapê.
Nós temos algumas denominações evangélicas que nunca freqüentaram as reuniões do Conselho. E é em busca desses aí que nós vamos... O povo de Deus tem que mostrar sua força e que foi-se o tempo em que achavam que os crentes eram massa de manobra... Prova disso em Itapetininga é que hoje 6 dos 19 vereadores que compõe a Câmara são Evangélicos, inclusive o Presidente da Casa. A meta final e o sonho, é claro, é poder realizar uma grande Marcha para JESUS onde muitas pessoas possam neste dia tomar a maior e mais importante decisão de suas vidas: aceitar a Cristo como Único Senhor e Salvador de suas vidas... Essa é nossa mais importante missão...
Marconews - Como é o relacionamento com outras igrejas, em especial a católica?
Pastor Toni Arantes - No geral eu me relaciono muito bem com todas as Igrejas. Eu estou há dois anos com um programa de TV num Canal a cabo como evangelista, ou seja, eu não fui pra TV pra defender placa de Igreja, mas sim pra defender JESUS e Sua Palavra, defender meus princípios e também o povo de Deus e as Igrejas de uma forma geral. Como a TV é um meio de comunicação violentíssimo, muitos convites começaram a surgir para que eu fosse pregar a Palavra de Deus e dar Palestras em várias Igrejas de diversas denominações diferentes. O programa me proporcionou um canal de amizade muito grande com outros Pastores de outras denominações, muitos desses que votaram em mim para que hoje eu presidisse o Conselho.
Quanto a Igreja Católica, nós cristãos pregamos sobre o mesmo Deus e concordamos em alguns aspectos, porém temos divergências sérias quando o assunto é Teologia (Estudo de Deus e da Bíblia) Eu tenho o maior respeito do mundo por qualquer ser humano, independente de sua crença, mais eu não penso duas vezes em defender com veemência os princípios que eu creio e vivo e que claro estão contidos nas Sagradas Escrituras.
Marconews - Como o senhor vê a crescente onda de violência e o desrespeito à vida na sociedade moderna? As pessoas perderam a fé?
Pastor Toni Aranres - Certa vez eu ouvi uma história mais ou menos assim:
Um homem servo de Deus estava no barbeiro cortando seu cabelo enquanto ligada a televisão exibia uma reportagem sobre guerras...
O barbeiro, que não acreditava em Deus, disse ao homem enquanto cortava seu cabelo:
- Você vê só, quanta coisa acontecendo no mundo ao mesmo tempo, são guerras, mortes, roubos, drogas, prostituições... É meu caro, isso só confirma o que eu já sabia, Deus não existe... Se Ele existisse, não haveria tanta coisa deste tipo...
O servo de Deus na cadeira, entristeceu-se muito com o comentário do barbeiro e viu-se acuado por não obter uma resposta imediata...
Ao terminar o corte, o servo de Deus saiu a rua e logo na primeira esquina, deparou-se com três rapazes andando juntos, e estes tinham barba e cabelos bem compridos... O estalo em sua mente foi imediato e logo o servo de Deus voltou correndo a barbearia e disse ao barbeiro:]
- Você precisa ver isso meu rapaz! E imediatamente mostrou os três homens que caminhavam juntos dizendo:
- Barbeiros não existem!!!
O barbeiro ficou atônito ao ouvir a expressão e emendou:
- Como isso, barbeiros não existem? Eu sou barbeiro rapaz! Você não está me vendo?
- Se barbeiros existissem aqueles três homens não estariam com barba e cabelos compridos...
O barbeiro então respondeu:
- Eles estão assim porque não vieram até mim... Se eles viessem até mim, eu cortaria seus cabelos e rasparia suas barbas...
E por fim o servo de Deus disse:
- É meu amigo, com Deus é a mesma coisa... Se todas as pessoas no mundo se achegassem a Deus, certamente o mundo não estaria como está... Não existiriam guerras, prostituições, mortes, etc... Deus está sempre no mesmo lugar, esperando que o homem chegue a Ele, para que então Sua obra de transformação comece...

 
“A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem.” Hebreus 11:1
A moral da história é essa, a ausência de Deus na vida das pessoas com certeza vai gerar sérias complicações para elas...
Para quem crê em Deus a fé continua mais viva do que nunca... Para quem não crê em Deus até mesmo a mais otimista esperança torna-se vaga...

Nenhum comentário:

Postar um comentário