segunda-feira, 22 de julho de 2013

JMJ: grupo se prepara desde 2012


Espiritualidade, vivência e mensagens do Papa Francisco estão entre as expectativas de jovens de Itapetininga durante Jornada Mundial da Juventude
 
 
 
Entre os cerca de dois milhões de peregrinos aguardados para a Jornada Mundial da Juventude, que começa oficialmente nesta terça, 23, no Rio de Janeiro, aproximadamente 350 serão jovens da Diocese de Itapetininga, que abrange 30 municípios, com uma população estimada de 400 mil pessoas.
            Cerca de 54 jovens representarão as 36 paróquias da Diocese, destes, um grupo de 17 pessoas será da Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul. Eles estão animados e esperam participar do maior número de atividades possível.
Jovens de Itapetininga que participarão da JMJ
            O Marconews conversou com exclusividade com Rodrigo Furtado Borges Neto, Coordenador Diocesano da Pastoral da Juventude de Itapetininga e da Juventude Do Santuário de Nossa Senhora Aparecida.
            Segundo Furtado, as expectativas com relação ao evento são “as melhores possíveis: muita animação, muita vivencia de espiritualidade, missão e espirito de unidade, pois somos todos iguais”, afirmou o coordenador. Para ele, “não vai haver diferenças, os jovens vão se entender mesmo sendo de línguas diferentes. Este encontro com Cristo é um evento mundial aguardado há muito tempo pelos brasileiros”.
Rodrigo Furtado ressalta que a JMJ “torna-se importante para aumentar o numero de fieis católicos, sendo o nosso país uns dos mais católicos mesmo, intensificar a fé, a devoção, a espiritualidade, a valorização da juventude, a oração universal em conjunto”.
 
Brasil se prepara
            Assistente pedagógico na Prefeitura de Itapetininga, Furtado entende que o Brasil está “parcialmente” preparado para um evento do porte da Jornada Mundial da Juventude, “pois algumas coisas em nosso país estão em defasagem, como saúde e segurança. O Brasil se prepara do jeito que pode e busca isso da melhor forma possível, como se diz: o brasileiro sempre dá um jeitinho pra tudo, sendo que conta com a ajuda de muitos voluntários e até as inscrições foram com bastante antecedência e organização, e ainda foram feitos três seminários nacionais em Brasília em 2012 para preparar os coordenadores e jovens de todo país para esta grande acolhida”. Uma preparação que, segundo ele, começou em 2011, cm a chegada da Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora.
 
Itapetininga marca presença
            A Diocese de Itapetininga estará presente na JMJ com 350 jovens, com 54 deles representando as paróquias, “além de diversos outros grupos e congregações”, informa Rodrigo Furtado. Os 17 representantes da Paróquia Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Sul, incluindo Rodrigo, pretendem participar do maior número de atividades possível. “Pretendemos participar de todas, mas são muitas atividades ao mesmo tempo. O que conseguirmos, participaremos”, disse o coordenador, acrescentando que o seu grupo irá se programar para participar das atividades em conjunto. “Ao chegarmos ao Rio de Janeiro receberemos a agenda com horário e local das atividades e com isso poderemos nos programar, porém vai do gosto de cada jovem, atividade é que não vai faltar, uma das atividades que já esta sendo divulgada é a tenda da juventude, da pastoral da juventude, que abre com oficinas contra a violência”.
            Furtado revela que não foi fácil escolher quem irá participar da jornada: “realmente a escolha destes jovens não foi fácil, mas (os escolhidos) são jovens ativos e atuantes na comunidade em diversas atividades, e desde novembro de 2012 nos preparamos para esta experiência e após vivenciá-la, já pensaremos no pós-jornada, ou seja, quais os frutos que faremos a serviço do reino em nossa comunidade”. O coordenador disse ainda que, entre os itapetininganos que participarão da JMJ, estão jovens ligados a diversos movimentos, como grupos de oração, irmãos do Santíssimo, ministros da Eucaristia, participantes da liturgia, da Pastoral da Comunicação, catequistas, músicos, acólitos e grupos de jovens.
Papa Francisco
            Rodrigo Furtado disse também o que os jovens esperam ouvir do Papa Francisco: “Palavras de incentivo, conforto, de fé, de vivencia, animação da caminhada, abrindo portas para os jovens, pois mais do que palavras é o exemplo de vida e de humildade que ele vem mostrando, vem fazendo ao falar que devemos cuidar do coração e preservar as coisas boas que vem de dentro, a caridade. Isto é o que esperamos e até mais: que ele nos transmita sua paz, seus ensinamentos de ser o nosso pastor e referência; aquele que conduz as ovelhas e que ora por uma juventude mais justa e fraterna. Também esperamos a benção de envio, que nos faz sermos discípulos e missionários a serviço do reino e evangelizar”.
 
 
Programação
            A JMJ começa com Missa de Abertura, que neste ano será celebrada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, a quem caberá dar as boas-vindas aos peregrinos.
            A Cerimônia de Acolhida, que acontece na praia de Copacabana, no dia 25 (quinta-feira) marca o primeiro encontro do Papa com os jovens. Ele faz um pronunciamento aos peregrinos e a cidade sede dá as boas vindas ao pontífice.
            A jornada terá ainda uma via Sacra, que lembrará a Paixão e Morte de Cristo, vigília, que reunirá todos os participantes nos dias 27 e 28. Depois de apresentações artísticas e shows, Francisco faz um passeio de papamóvel entre os jovens e preside a oração.
 
Missa de Envio
Representa o envio de jovens ao mundo, atendendo ao lema. A ideia é mostrar que a Jornada não acaba. O peregrino volta para casa para anunciar o evangelho até a próxima edição. Os símbolos da JMJ são entregues aos jovens da próxima sede.
 
Catequeses
São momentos de formação religiosa que acontecem pela manhã, durante três dias seguidos. São presididas por bispos de diversos países. A Região Metropolitana do Rio vai ter 300 pontos de catequeses nos dias 24, 25 e 26 de julho.
 
Festival da Juventude
Reúne todos os atos culturais, como exposições, concertos, recitais, filmes, shows, dança, teatro, momentos de partilha propostos pelas conferências episcopais ou por movimentos, associações, pastorais, comunidades de leigos e congregações religiosas.
 
Feira Vocacional
O objetivo é que congregações e comunidades católicas despertem novas vocações religiosas entre os jovens. O evento vai acontecer na Quinta da Boa Vista, na Zona Norte. Serão 130 expositores, 150 estandes, 50 confessionários, palcos para shows, oficinas de palestras e uma tenda de adoração ao Santíssimo Sacramento.
 
História da Jornada
Em 1984 foi celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude com o Papa João Paulo II, por ocasião do Ano Santo da Redenção. Na ocasião, o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada ou Peregrina. O ano de 1985 foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e no mesmo ano o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.
Todos os anos ela acontece em âmbito diocesano, celebrada no Domingo de Ramos e, com intervalos que podem variar entre dois e três anos, são feitos os grandes encontros internacionais. A Primeira em Roma, em 1986, depois Argentina, Espanha, e Polônia (país onde nasceu João Paulo II). Em 1995, a JMJ realizada em Manila, nas Filipinas, reuniu quatro milhões de participantes, o maior número até agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário