terça-feira, 9 de julho de 2013

Padre Itapetiningano participa de missa com o Papa


André Luiz Garcia é apresentador da TV Século 21
O padre itapetiningano André Luiz Garcia (foto), deverá participar de missa celebrada pelo Papa Francisco na Catedral de São Sebastião, no Rio de Janeiro, no próximo dia 27, sábado. O evento é restrito a bispos e religiosos. O convite ao padre foi feito através de e-mail enviado pelo comitê organizador da Jornada Mundial da Juventude.
            A informação foi divulgada por Garcia, que atualmente reside em Sarapuí e é apresentador da TV Século 21, em sua página no Facebook. “Estou felicíssimo”, afirmou o padre. Segundo o e-mail divulgado, os organizadores da JMJ escolheram, entre os peregrinos, “alguns padres e diáconos para estar presente nesta celebração, dado que não podemos convidar a todos”.
 
Preparação
Seguindo orientação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Diocese de Itapetininga realizará, na semana que precede a JMJ, uma semana missionária, entre os dias 16 e 19 de julho, nas cinco regiões da diocese. “nós escolhemos uma paróquia nessas regiões para sediar essas missões dos jovens”, explica o bispo diocesano, Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto. “Na região de Tatuí a sede será a Paroquia de Santa Cruz, a região norte será sediada em Guareí, oeste em Paranapanema, e a região sul terá sua sede em Sarapuí”, completou Dom Gorgônio. Ele espera a participação de pelo menos 10 jovens de cada paróquia (a diocese possui 36 paróquias).
Em Itapetininga, a semana missionária será sediada na Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres. Na programação do evento, durante os três dias, haverá orações pela manhã, incluindo o terço, e muita reflexão e espiritualidade, além de palestras. Na parte da tarde haverá visitas à comunidade, para que os jovens tenham contato com as famílias. À noite, haverá missa a partir das 19h30, seguida de um evento cultural. A diocese estava se preparando até para receber missionários de outros países que viessem para a jornada, mas isso tornou-se inviável. “Seria muito difícil uma pessoa ficar aqui e daqui ir para o Rio. Além disso, a maioria dos viajantes chegará de avião, indo diretor para o Rio de Janeiro”, observou Dom Gorgônio.
Antes da JMJ, a diocese realiza o Dia Nacional da Juventude (20 de julho), com grande celebração na catedral, a partir das 16 horas, seguida de caminhada até o Horto Religioso, em Vila Aparecida, onde acontece um show religioso. A cerimônia marca também os 15 anos de instalação da diocese. No dia 22, os peregrinos seguem viagem para a Jornada Mundial da Juventude.
 
Importância
 Dom Gorgônio afirma que a JMJ será muito importante para o país, pois além de ajudar na mobilização dos jovens, atrairá recursos para o Brasil. “Fala-se muito no custo da jornada para o país, mas os turistas deixam mais do que foi gasto”, afirma o bispo, que destaca a seriedade na preparação do evento. “Nunca vi uma coisa tão organizada, com muita orientação, com monitores e cadastramento. Ninguém vai aleatoriamente. Há bolsões de estacionamento para ônibus credenciados e transporte público e caminhada (14 km) até o local do evento”, disse o religioso, lembrando que esta caminhada já ocorreu em ouras edições do jornada.
 
Papa
“O Papa Francisco estará dia 24 em Aparecida (SP), para celebrar missa as 10h30, na Basílica”, informou Dom Gorgônio, ressaltando que o pontífice sairá de helicóptero do Rio de Janeiro. Após a missa, Francisco percorrerá um trecho de aproximadamente três quilômetros, utilizando o papamóvel, para almoçar em um seminário. “Será uma oportunidade única para quem quiser ver o Papa, pois ele estará bem perto do povo”, observou o bispo itapetiningano. Depois do almoço, Francisco descansará um pouco  e tomará o helicóptero de volta para o Rio no final da tarde.
Entre os temas que a JMJ abordará está “o convite ao jovem para ser missionário de Jesus, agente transformador do mundo, transmitindo valores como ética, dignidade e o valor da vida, jovem sem perspectiva no mundo hoje, precisa acolher as palavras de Cristo”, declarou Dom Gorgônio.
Apesar de ser um evento predominantemente católico, a JMJ é aberta a todos, independente da religião e ideologia. “Haverá momentos e atividades para todos: os católicos podem se confessar e comungar; já quem não é pode visitar alguma das oficinas temáticas que estarão no local”, finalizou o bispo.
 
 
Jornada é antecipada
A Jornada Mundial da Juventude acontece a cada três anos. Para não coincidir com a Copa do Mundo de 2014, a edição no Rio de Janeiro foi antecipada para 2013, e acontecerá de 23 a 28 de julho. Nos anos intermediários, as Jornadas são vividas em âmbito diocesano, chamada Jornada Diocesana da Juventude, no Domingo de Ramos, quando se comemora também o Dia Mundial da Juventude.
 
Símbolos
Os símbolos da Jornada são a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora. A cruz de madeira de 3,8 m foi construída no Vaticano e colocada como símbolo da fé católica. Em 1984, João Paulo II entregou a Cruz de Cristo à juventude e pediu que os jovens a levassem adiante como forma de evangelizar. Em 2003, o Papa deu o segundo símbolo de fé aos jovens, o ícone de Nossa Senhora. No Brasil, eles passaram por mais de 250 dioceses, hospitais, escolas, presídios e comunidades indígenas.
 
Programação
            A JMJ começa com Missa de Abertura, que neste ano será celebrada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, a quem caberá dar as boas-vindas aos peregrinos.
            A Cerimônia de Acolhida, que acontece na praia de Copacabana, no dia 25 (quinta-feira) marca o primeiro encontro do Papa com os jovens. Ele faz um pronunciamento aos peregrinos e a cidade sede dá as boas vindas ao pontífice.
            A jornada terá ainda uma via Sacra, que lembrará a Paixão e Morte de Cristo, vigília, que reunirá todos os participantes nos dias 27 e 28. Depois de apresentações artísticas e shows, Francisco faz um passeio de papamóvel entre os jovens e preside a oração.
 
Missa de Envio
Representa o envio de jovens ao mundo, atendendo ao lema. A ideia é mostrar que a Jornada não acaba. O peregrino volta para casa para anunciar o evangelho até a próxima edição. Os símbolos da JMJ são entregues aos jovens da próxima sede.
 
Catequeses
São momentos de formação religiosa que acontecem pela manhã, durante três dias seguidos. São presididas por bispos de diversos países. A Região Metropolitana do Rio vai ter 300 pontos de catequeses nos dias 24, 25 e 26 de julho.
 
Festival da Juventude
Reúne todos os atos culturais, como exposições, concertos, recitais, filmes, shows, dança, teatro, momentos de partilha propostos pelas conferências episcopais ou por movimentos, associações, pastorais, comunidades de leigos e congregações religiosas.
 
Feira Vocacional
O objetivo é que congregações e comunidades católicas despertem novas vocações religiosas entre os jovens. O evento vai acontecer na Quinta da Boa Vista, na Zona Norte. Serão 130 expositores, 150 estandes, 50 confessionários, palcos para shows, oficinas de palestras e uma tenda de adoração ao Santíssimo Sacramento.
 
História da Jornada
Em 1984 foi celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude com o Papa João Paulo II, por ocasião do Ano Santo da Redenção. Na ocasião, o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada ou Peregrina. O ano de 1985 foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e no mesmo ano o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.
Todos os anos ela acontece em âmbito diocesano, celebrada no Domingo de Ramos e, com intervalos que podem variar entre dois e três anos, são feitos os grandes encontros internacionais. A Primeira em Roma, em 1986, depois Argentina, Espanha, e Polônia (país onde nasceu João Paulo II). Em 1995, a JMJ realizada em Manila, nas Filipinas, reuniu quatro milhões de participantes, o maior número

Nenhum comentário:

Postar um comentário