terça-feira, 23 de julho de 2013

“Jovens são importantes no projeto de Deus”, afirma padre André


André Luiz Garcia foi convidado para participar de missa com o Papa
 
            O padre itapetiningano André Luiz Garcia (foto), deverá participar de missa celebrada pelo Papa Francisco na Catedral de São Sebastião, no Rio de Janeiro, no próximo dia 27, sábado. O evento é restrito a bispos e religiosos. O convite ao padre foi feito através de e-mail enviado pelo comitê organizador da Jornada Mundial da Juventude.
            Em entrevista exclusiva ao Marconews, padre André falou sobre suas expectativas com relação à JMJ e da importância do jovem para a Igreja Católica. Aos 38 anos, Garcia exerce o sacerdócio há cinco anos. Atualmente, está à frente da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Saraupuí e é apresentador da TV Século 21.
           
Marconews - Qual a expectativa para a Jornada Mundial da Juventude? Por que este evento é importante para o Brasil?
Padre André - As minhas expectativas são as melhores possíveis, por vários motivos: Primeira vez da Jornada no Brasil, que vai reunir mais de 2 milhões de jovens do mundo todo, Primeira viagem apostólica do nosso Papa, e minha primeira participação num evento tão grandioso e internacional da nossa Igreja, o que nos enche de orgulho por sermos católicos.
Este evento é importante para o Brasil e para o mundo, pois quer mostrar ao mundo o potencial dos nossos jovens e que a Igreja acredita nos jovens e no seu protagonismo na evangelização de outros jovens que ainda não conhecem a Igreja ou não conhecem a Cristo. Oportunidade para que os nossos jovens afastados da religião vejam a alegria dos jovens que rezam, que praticam sua fé, que são felizes sem ser careta, sem usar drogas ou bebidas. De que é possível ser feliz sem pecado, sem erros, sem vícios, basta acreditar na força do amor que está em Deus e nos foi revelado por Jesus que nos amou e nos perdoou dando a vida Dele na Cruz e, ressuscitando, nos deu a vida plena.
Marconews - O senhor acha que o nosso país está preparado para um evento deste porte?
Padre André - Creio sim. Através desta jornada e de sua organização que vem sendo excelente em todos os níveis, o que dará provas sim, de que nosso país esta preparado para receber grandes eventos mundiais que virão à seguir, como por exemplo a Copa do mundo. Nada que com fé e união de forças, não se consiga realizar.
Marconews - A sua cidade participará do evento? Quantas pessoas irão para a JMJ?
Padre André - Sim. Minha Paróquia, Nossa Senhora das Dores, da cidade de Sarapuí, estará presente com 15 jovens, que estão bastante animados e entusiasmados para este grande encontro de fé.
Padre André com jovens de sua paróquia
Marconews - O evento terá uma série de atividades programadas. Vocês pretendem participar de todas ou há um roteiro pré-definido?
Padre André - Sim, de fato haverá uma série de eventos simultâneos em diversos pontos do Rio de Janeiro, como shows, catequeses, exposições, workshops, feiras vocacionais, etc...Nosso grupo esta preparando um roteiro para que possamos ir todos juntos em tudo o que for possível participar.
Marconews - O que vocês esperam ouvir do Papa Francisco?
Padre André - Esperamos ouvir do Santo Padre uma palavra de fé e esperança para nossos jovens não desanimarem diante de tantos desafios que encontram hoje na sociedade, como a falta de políticas publicas para a juventude, o crescente aumento da violência e da criminalidade que hoje atinge principalmente os jovens, que são presas fáceis para o trafico e a prostituição e principalmente a falta de estímulo dos jovens a buscarem a Deus e a Igreja, que faz muita diferença em suas vidas, propondo uma nova forma de viver a vida, centrada na justiça, no amor, no serviço e na caridade, propostas estas que Jesus nos apresenta para a transformação do mundo numa sociedade do amor e da paz. E nisto, nossos jovens são importantes neste projeto de Deus, pois seus carismas, suas energias e alegrias contagiam a todos e um jovem evangelizado, evangeliza com a força de Cristo, e o resultado sempre vai ser positivo. É um pouco isso que espero ouvir do Sucessor de Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário