terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Carro também precisa de cuidados no verão


Com o forte calor é preciso criar alguns hábitos
para manter o automóvel em boas condições de uso.
 
Antes de viajar, verifique
as condições do motor
O verão chegou e os cuidados devem ser redobrados não só com a saúde do corpo, mas também com automóvel. A chegada das altas temperaturas é um convite para viagens à praia nos fins de semana ou até mesmo nas férias. Mas, para continuar garantindo as boas condições do veículo, é preciso tomar algumas atitudes simples como inserir protetores sanfonados no para-brisa ou utilizar películas protetoras de vidros, mais conhecidas como insulfilm.
Térmicas e isolantes, as películas diminuem o calor dentro do automóvel, evitam o desgaste do estofamento e ainda impedem que os marginais verifiquem o que há no interior do carro. Os protetores também são importantes no verão porque o sol pode ressecar estofados de couro. O mercado dispõe atualmente de produtos que protegem os bancos e podem ser encontrados em lojas especializadas.
Já a pintura, apesar dos veículos, hoje, contarem com o verniz, uma proteção excelente que já vem de fábrica, há polidores que formam mais uma película protetora. Especialistas apontam alguns serviços que podem cuidar da pintura, como o espelhamento, revitalização ou cristalização e podem, inclusive, remover riscos superficiais. Lavar o automóvel maior número de vezes no verão também é recomendado, especialmente, se ocorrer contato com a maresia.
 
Mais cuidados
No verão, as altas temperaturas alteram a calibragem dos pneus. “É preciso ficar atento porque há perda de calibragem nos pneus”, alertam especialistas. Em relação à parte mecânica, especialmente antes de viajar, é aconselhável conferir o nível do líquido de arrefecimento, do óleo do motor e fazer uma manutenção preventiva, verificando velas, bomba d’água, correia e mangueiras.
Na parte externa dos automóveis, as principais preocupações são com as borrachas de fixação dos vidros. A alta incidência do sol e do calor pode ressecar as peças, que tendem a ficar mais propensas a terem furos e rachaduras. Com isso, a vedação da cabine fica comprometida. Em situações de chuvas, podem até ocorrer infiltrações para dentro do carro. O interior do veículo, aliás, também demanda cuidado especial durante a estação. Já falamos do banco de couro, que requer atenção especial, mas existem bancos que usam tecidos de veludo e que precisam de poucos cuidados, como tirar a poeira usando uma escova ou aspirador de pó. E se tiver de deixar o carro no sol por longos períodos, a dica é usar papelão no para-brisa, evitando danos às partes de plástico do painel do carro, causados pelo sol e calor.
Além do sol forte, o verão também é a época do ano em que se mais chove. E nas cidades grandes, as chamadas "chuvas de verão" trazem, como sempre, alagamentos e enchentes. O maior perigo nesse caso é entrar água não só dentro do carro, como em suas partes mecânicas. Nessa situação o indicado é não ligar o motor, pois pode ocorrer o calço hidráulico – entrada de água dentro do propulsor. Deve-se levar o veículo para o mecânico drenar todo o líquido do conjunto. E não tornar o verão um capítulo de férias frustradas.
 
Dicas

# O estepe também pode ser danificado se ficar por muito tempo sem uso e exposto ao calor. A borracha pode trincar.

# É importante colocar aditivo no radiador, tanto no verão como no inverno, para auxiliar no sistema de arrefecimento do motor. Mas é preciso usar os produtos especificados no Manual do Proprietário.

# O compartimento do motor deve estar sempre limpo, sem resíduos de óleo ou fluidos, para evitar "cozimento" das peças. 
 
Com estes cuidados, o motorista e sua família podem cair na estrada e aproveitar a estação mais gostosa do ano. Não esquecendo de levar o protetor solar, não ficar torrando ao sol o dia todo, respeitar as leis de trânsito e, claro, nunca dirigir depois de beber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário