sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

2013: um ano marcante


Relembre os principais fatos do ano

 
A visita do Papa ao Brasil foi um dos pontos altos do ano

            Fazer uma lista dos fatos marcantes de um ano pode parecer fácil, mas a coisa não é bem assim. Principalmente em um ano como 2013, que teve muitos, mas muitos mesmo, momentos importantes e históricos. O ano começou e terminou tendo o caso do mensalão como o assunto principal, superando até mesmo a paixão dos brasileiros pela copa.
            Afinal, o trabalho do Ministério Público, da Polícia Federal e do Supremo Tribunal Federal está revertendo a máxima de que rico não vai preso. Vai preso sim; pode demorar, mas vai!
            Reflexos desse trabalho puderam ser sentidos em nossa região, quando o MP, mais especificamente o GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), desencadeou no final de 2012 a Operação Atenas, investigando desvio de dinheiro do Hospital Regional de Itapetininga e de hospitais em cidades como São Miguel Arcanjo, na região. Onze pessoas chegaram a ser detidas em 2012, uma delas com um milhão de reais em dinheiro vivo, guardado na casa. A operação teve novos desdobramentos no final do ano passado, com o GAECO denunciando 61 pessoas.
            2013 foi um período de muita agitação social. Não apenas no Brasil, mas em várias partes do mundo. O egito é um exemplo disso. E a Guerra Civil na Síria continua, apesar dos esforços da comunidade internacional que, por outro lado, viu com bons olhos a aproximação entre os Estados Unidos e o Irã.
            Aqui no Brasil, nos chocamos com crimes que desafiam uma explicação lógica: o garoto Marcelo Pesseguini matou a tiros os pais, a avó e a tia-avó, suicidando-se em seguida. O crime ocorreu em agosto, em São Paulo. Mais recentemente, outro caso chocou a opinião pública; o do padrasto que jogou o enteado em um rio, na cidade de Ribeirão Preto.
            Histórias que nos levam a questionar para onde caminha a humanidade, se é que caminha...pois uma espécie que começa a matar seus próprios filhos fatalmente está condenada à extinção.
 
Mudanças
O ano de 2013 será lembrado como um período de profundas mudanças não apenas no Brasil, mas no mundo. Em nosso país, um dos fatos mais marcantes foi a onda de protestos iniciada no meio do ano e que se desvirtuou quase que totalmente, desembocando em ações de vândalos, muitas vezes criminosos ligados ao crime organizado.
            As manifestações pacíficas – e legítimas – reivindicando melhorias no transporte público, na saúde, educação e contra a corrupção, cederam espaço para atos de puro banditismo. O direito à livre expressão é um dos pilares do estado democrático, mas se manifestar não significa quebrar tudo o que encontra pela frente. Os vândalos não podem ser tolerados e as autoridades já estão endurecendo as ações contra esses criminosos.
            Em 2013, o Supremo Tribunal Federal esteve por diversas vezes no centro de debates acalorados, envolvendo os mais diversos temas, alguns de repercussão nacional. O novo julgamento dos réus do mensalão foi um dos assuntos mais debatidos. Embora houvesse grande pressão popular em sentido contrário, a mais alta corte do país entendeu que alguns dos condenados tinham direito a um novo julgamento, o que está previsto no regimento interno do STF.
            Também neste ano, o Brasil recebeu a visita do papa Francisco, que visitou o país em sua primeira viagem oficial para participar da Jornada Mundial da Juventude, o primeiro dos grande eventos que o Brasil sediará. A simplicidade e o carisma do pontífice conquistaram a todos e suas mensagens chamaram a atenção de muita gente, principalmente os jovens.
            No esporte, a Copa das Confederações deu um gostinho de como será a Copa do Mundo em 2014. E a seleção brasileira caiu nas graças do povo novamente, principalmente graças ao talento de Neymar e o comando de Luis Felipe Scolari. Mas nem só de futebol vive o Brasil, como mostrou o atleta Arthur Zanetti ao conquistar a medalha de ouro em torneio mundial de ginástica, fato inédito na ginástica brasileira. E as meninas do Handball, que sagraram-se campeãs mundiais, fato inédito.
            Mas 2013 também foi um ano de dissabores. A revelação de que agências de segurança dos EUA grampearam telefones, celulares e espionaram países e líderes mundiais, como a presidente Dilma e a chanceler alemã Ângela Merkel caiu como uma bomba no cenário político internacional, manchando a administração de Barack Obama. O presidente americano, aliás, enfrenta vários desafios, inclusive dentro de seu próprio país. A queda de braço com deputados republicanos quase resulta em calote histórico. Por pouco, pouco mesmo, o país mais rico do mundo quase ficou sem dinheiro para honrar seus compromissos. Mas a economia americana dá sinais de recuperação e, segundo analistas, já apresenta crescimento acima do projetado.
            E falando em dinheiro, o leilão do pré-sal foi festejado pelo governo brasileiro. O campo de Libra, na bacia de Santos, deve render mais de um trilhão de reais nos próximos anos. Vamos torcer que esse dinheiro seja realmente revertido em benefício do povo brasileiro. A nota triste do final do ano fica por conta da morte de Nelson Mandela (foto), um dos mais importantes líderes mundiais dos últimos anos, admirado por todos e idolatrado pelos sul-africanos. Aqui no Brasil, Reginaldo Rossi, rei do Brega, partiu para o andar de cima. Já Fernanda Montenegro, a grande dama do teatro brasileiro, consagrou-se internacionalmente ao ganhar o grammy, o oscar da televisão.
            Em nossa Região, o ano foi marcado pelas novas administrações municipais, que, em muitos casos, enfrentam dificuldades. Apesar de tudo, a duplicação da rodovia Raposo Tavares é considerada como um marco e a principal mola propulsora de uma nova era de desenvolvimento, progresso este que deve ser consolidado em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário