quarta-feira, 30 de abril de 2014

João Paulo II: o santo que caminhou entre nós


O mundo precisa de exemplos como ele

 

 

            Em um mundo que caminha cada vez mais para o desgaste das relações humanas e onde a vida da pessoa vale muito pouco, ou quase nada, a canonização dos papas João XXIII e João Paulo II é muito bem recebida por católicos do mundo todo.
            Mesmo entre os não-católicos, a figura carismática dos papas, principalmente João Paulo II, serve de exemplo e inspiração para muitos. João XXIII, com seu jeito simples, modernizou a igreja, trazendo a instituição para perto do povo. Antes, por exemplo, os padres rezavam a missa em latim e de costas para os fiéis. Uma atitude que certamente aumentou a distância entre o povo e a igreja. Com o Concílio Vaticano II, João XXIII lançou as sementes da modernização da Igreja Católica.
            Com 27 anos de pontificado, João Paulo II, o papa oriundo do leste europeu, também é uma figura marcante e transformadora. Homem de gestos simples e ao mesmo tempo marcantes, viveu em uma época de importantes transformações, muitas das quais participou. Entre os gestos, como não lembrar o fato de beijar o chão do país que visitava, assim que descia do avião?
            Como esquecer o atentado sofrido, em plena praça São Pedro, e o perdão concedido ao seu algoz, Ali Agca? Como esquecer as viagens, as mensagens de paz e esperança? A visita ao Brasil e a doação de um anel para uma comunidade pobre do Rio de Janeiro? Como esquecer que, antes de se tornar papa, Karol Wojtyla sentiu na pele a tirania dos poderosos, que castigava a sua terra natal, a Polônia?
João Paulo II abençoa bebê
            Como esquecer o sofrimento e a dor no final da vida deste homem e santo? E como esquecer o quão abençoados e felizardos nós fomos, porque pudemos ver e ouvir um santo em carne e osso! Deus nos deu a honra e oportunidade de vivermos na mesma época que João Paulo II, a quem pudemos acompanhar de perto. E que benção tivemos! Pois não tivemos apenas um, mas dois santos contemporâneos. Infelizmente, quem tem menos de 50 anos não se lembra muito bem de João XXIII. Afinal, há meio século, o mundo ainda não estava tão conectado como agora.
            Mas pudemos ver e ouvir João Paulo II. E o mundo todo pode dizer que um grande homem caminhou sobre a terra. Um homem que se tornou um santo! E bem-aventurados os que o ouviram!
            O mundo precisa de exemplos como ele: fé, coragem, retidão! Pode parecer careta e retrógado falar de valores como esses. Afinal, honestidade e coragem parecem que estão fora de moda na atualidade. Isto me entristece muito, pois uma sociedade sem valores, sem ideais, é uma sociedade vazia e sem esperança, amparada no materialismo que reduz a pessoa a um objeto, um consumidor, que consome, consome e consome. E quando não houver mais o que consumir no planeta, vamos descobrir que perdemos muito tempo com as coisas que passam, e esquecemos das que não passam. Aí, será tarde demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário