terça-feira, 3 de janeiro de 2017

EUA sob a presidência de Trump: a incógnita dos próximos anos

Incertezas marcam os primeiros meses de Donald Trump como presidente

Donald Trump cumprimenta Barack Obama durante visita à Casa Branca


          Se a vitória do bilionário Donald Trump nas eleições norte-americanas pegou muita gente de surpresa, o seu governo à frente da maior potência do planeta pode ser uma verdadeira caixinha de surpresas, ou pior: pode ser uma caixa de Pandora, da qual, segundo a lenda, só saem coisas ruins. A partir do dia 20 deste mês, quando o bilionário tomar posse, saberemos que tipo de surpresas nos aguardam.
          Mas é importante frisar que Trump pode ser tudo, menos bobo. Seu discurso após ter sido eleito já mostrou um tom mais ameno. E ele sabe que não governará sozinho e que tem enormes desafios em seu caminho.
          Mas Trump é impetuoso, um típico homem de negócios habituado a ter o que quer e dizer o que pensa. Mas comandar uma empresa privada é muito diferente de governar uma nação. O presidente eleito já avisou que pretende rever o acordo comercial com os países do Oceano Pacífico e já recebeu críticas; também pretende rever a aproximação com Cuba e, mais recentemente, cutucou a China com vara curta ao conversar com a presidente de Taiwan – que deseja a independência em relação aos chineses – e criticou a política cambial chinesa em uma rede social. Uma atitude não muito sábia, já que a economia chinesa é uma séria candidata a ultrapassar a americana.
          Para nós, brasileiros, resta a expectativa sobre os primeiros passos do futuro governo. Se o Fed – o banco central americano – vai manter os juros atrativos para investidores ou abaixá-los. Um dólar forte em relação ao real contribui para as exportações brasileiras e isto, sem dúvida nenhuma, é muito bom para o Brasil. Em um momento de crise igual ao que atravessamos, manter um saldo comercial positivo é muito importante. O saldo da balança comercial brasileira em novembro foi de quase U$ 4,76 bi. E o acumulado no período de 12 meses, entre dezembro de 2015 e novembro de 2016, supera os US$ 49 bilhões.
          Este resultado comprova o bom desempenho da balança comercial brasileira este ano. De janeiro a agosto, por exemplo, o superávit comercial brasileiro foi de US$ 32,37 bilhões, o melhor resultado em 28 anos.
Apesar das projeções e de um esboço de recuperação na produção industrial, a crise está longe de acabar e o PIB brasileiro vem sendo revisado pra baixo. E mesmo a indústria que esboça reação também sofre pequeno recuo. Em novembro último, por exemplo, as vendas de veículos caíram mais de 8% no país e a tendência de queda continua.
Mas, se cada um fizer a sua parte – principalmente os governos, em todas as esferas – a crise será vencida. E a recuperação pode começar já neste ano de 2017
Resta saber agora se o mundo manterá um mínimo de equilíbrio e bom senso, já que a extrema direita avança em alguns dos principais países da Europa, ameaçando a própria existente do bloco de nações que formam a União Europeia. Dependendo do rumo das coisas, o cenário internacional pode se complicar e isto talvez afete a recuperação brasileira, mas nada que assuste quem já enfrentou outras crises.

Texto: Marco Antônio
Foto: Agência Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário