segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Primeira prefeita eleita de Itapetininga, Simone assume administração

“Vocês terão orgulho de mim”, declarou prefeita em seu discurso
Prefeita Simone (ao centro) e secretários


          Primeira mulher a ser eleita prefeita de Itapetininga, Simone Marquetto (PMDB) tomou posse oficialmente na tarde deste domingo, 1º de janeiro, em cerimônia realizada na Câmara do Município. Em seguida, nos jardins do Paço Municipal, foi realizado outro evento para a transmissão do cargo. Coube à ex-presidente do Legislativo e candidata a vice na chapa do ex-prefeito Hiram Junior, a médica Maria Lucia Haidar, transmitir o cargo para Simone. O prefeito não apareceu. Ao final de seu discurso, a prefeita fez questão de cumprimentar Maria Lúcia, frisando que agora selava a paz na política. “Fomos concorrentes, mas não somos inimigas. Gostaria que a população visse que a política de Itapetininga agora vai ser de união”, afirmou Simone.
          A prefeita se emocionou várias vezes durante seu pronunciamento, como na hora que lembrou o apoio das crianças, que a chama de Tia Simone, e que “ainda hoje me mandam fotos e vídeos” e no momento em que lembrou da família e dos pais. Com um secretariado composto por muitas mulheres, ela afirmou que vai “dar um toque feminino na Prefeitura” e destacou que muito trabalho está por vir. “Sei que vocês já estão trabalhando muito”, observou a prefeita.
          Simone lembrou que, em fevereiro de 2014, preparava-se, junto com sua equipe, para fazer uma transmissão em alta definição (HD) do Paço Municipal, quando uma senhora a abordou e teria lhe pedido: “Simone, cuida de Itapetininga”. “Eu estava em uma sala ao lado da sala do prefeito e disse para a minha equipe que um dia eu seria prefeita de Itapetininga”. Ao encerrar, ela afirmou que “com a mesma certeza que tinha quando disse que seria prefeita, eu digo a vocês que vocês irão se orgulhar de mim”.
          Entre suas prioridades estão a saúde e a educação. “Quero que minha filha estude na rede municipal”, declarou a prefeita, “eu não tenho plano de saúde, se ficar doente vou ao Hospital Regional. Temos que entender que o serviço público tem de fazer o melhor para a população e por isso temos de fazer o nosso melhor para ter um serviço público de qualidade”, disse Simone.
          Embora seja a primeira mulher eleita para ocupar a cadeira de prefeito no município, Simone não é a primeira a ficar à frente do Poder Executivo. A professora Juliana Fabiano Alves, eleita vice-prefeita, assumiu o Executivo entre 1963 e 1964, quando o então prefeito José Ozi ocupou uma vaga na Assembléia Legislativa.

Como foi a posse
A cerimônia na Câmara de Itapetininga começou pouco depois das 16h. Durante o primeiro discurso como prefeita de Itapetininga, Simone agradeceu os eleitores, falou sobre buscar metas para 2017, disse que pretende trabalhar em conjunto com o Legislativo e chegou a ler um trecho do hino do município. Depois da cerimônia na Câmara, ela realizou um discurso em frente à Prefeitura.
Além de Simone, assumiram o vice-prefeito Coronel Pintor (PDT) e os 19 vereadores eleitos. Desses, apenas seis foram reeleitos. O vereador Etson Brun (Rede) foi escolhido como presidente do Legislativo com 13 votos. Ele é um dos seis reeleitos para a nova gestão.
Tatuí
A prefeita Maria José Gonzaga (PSDB) tomou posse pela manhã, também na Câmara local. Durante a solenidade, os 17 vereadores do município, a prefeita e o vice-prefeito Luiz Paulo (PSDB) fizeram juramentos, assinaram o livro de presença e discursaram. Maria José Gonzaga falou por cerca de 20 minutos. Ela agradeceu os eleitores e pediu união entre os poderes Executivo e Legislativo na nova gestão. Houve a votação para o presidente da Câmara, e o vereador Junior Vaz (PSDB) foi eleito o presidente com 12 votos. O parlamentar foi o 10° candidato mais votado nas eleições, com 1.087 votos. A cerimônia de posse em Tatuí durou cerca de duas horas, terminando às 12h30.

Foto: Amaury Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário