quarta-feira, 6 de março de 2019

Carros: lançamentos devem agitar o mercado em 2019


As novidades chegam para todos os gostos e bolsos

BMW i8 roadster

          Em 2018, o mercado automotivo brasileiro consolidou sua recuperação após anos de crise. Mesmo com a recuperação lenta da economia nacional (o PIB – Produto Interno Bruto – cresceu 1,1% no ano passado, bem abaixo das expectativas) e o fechamento da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, a indústria automobilística espera um ano estável e com crescimento.
          Tanto que vários lançamentos estão previstos para 2019, com modelos para todos os gostos e bolsos. Entre os segmentos que devem apresentar mais novidades, está o dos utilitários esportivos (SUVs, na sigla em inglês); mas o segmento de veículos de luxo e de picapes também deve apresentar novidades. Uma delas é a Dodge RAM 1500, que chega para disputar com a Amarok, da Volkswagen, e outras picapes médias um mercado crescente.

Novas regras
          Especialistas apontam que o setor automotivo conta com novas regras e que isto deve ajudar na previsibilidade do mercado e no planejamento das montadoras.
          Nos próximos meses, as novidades virão de todos os segmentos. O veículo mais vendido do país, Chevrolet Onix, deve ganhar a segunda geração. Enquanto isso, a Volkswagen continua sua busca pela liderança do mercado. Para 2019, a maior aposta é o SUV compacto T-Cross A Fiat também promete acirrar a disputa com o 500X. Veículos consagrados também devem pintar por aqui. É o caso das novas gerações de BMW Série 3, Porsche 911 e a versão híbrida flex do Toyota Corolla.

Audi
Audi A8

A montadora alemã deve apresentar as novas versões dos modelos A6, A7 e A8, este último o topo de linha da marca, que virá com duas motorizações, sendo uma delas um potente V8 de 466 cv. A outra é o mesmo motor V6 usado pelos modelos A6 e A7.
Apresentado no Salão do Automóvel, o sedã A6 chega ainda no primeiro semestre do ano em duas versões. A de entrada será equipada com motor 2.0 turbo de 245 cavalos de potência, enquanto a topo de linha terá um 3.0 V6 de 340 cv. A nova geração do A7 também chega este ano em configuração única, sempre equipado com motor 3.0 V6 de 340 cv de potência e câmbio automático de 7 marchas. De acordo com a Audi, ele vai de 0 a 100 km/h em 5,3 km/h.  
A Audi também deve trazer novidades no segmento de utilitários esportivos (SUVs) e station wagon (as famosas peruas). São os modelos Q8 e Avanti RS4, irmã menor da lendária RS6, a station mais rápida do mundo (há vídeos com ela andando a 300 km/h nas autobahn alemãs).
Audi RS4

Um dos destaques do último Salão do Automóvel, o Q8, maior SUV da Audi, está confirmado para chegar em 2019 ao mercado brasileiro. Sua versão única será equipada com motor 3.0 V6 de 340 cv, câmbio automático de 8 marchas e tração integral. 

Segundo semestre
Para o segundo semestre, a Audi guarda o lançamento do seu primeiro carro totalmente elétrico. O SUV E-Tron tem dois motores elétricos que, juntos entregam 435 cv e têm autonomia de até 400 km. E vem também a nova geração do A5, em uma versão superesportiva que chegará nos modelos cupê (talvez no primeiro semestre) e Sportsback. Ambos os modelos são equipados com o mesmo motor do RS 4, o 2.9 V6 biturbo de 450 cv.

BMW
BMW i3

          A montadora traz a nova geração importada da série 3 e chega às lojas ainda neste semestre. A produção nacional deve ser iniciada na segunda metade do ano. O modelo i3 será equipado com um motor 2.0 a gasolina, com opções de 184 cv ou 258 cv. 

Série 8 – nova geração
O maior cupê da marca alemã foi lançado no exterior em junho do ano passado. Assim como o Série 3, o cupê estava no Salão e foi confirmado para chegar em 2019. Sem data ou preços divulgados, ele chegará com motor 4.4 V8 de 530 cv e 76,5 kgfm de torque. 

i8 Roadster – nova versão e reestilização
A versão conversível do esportivo híbrido deverá ser vendida por aqui sob encomenda. Além de adotar a cara nova da linha i8, o modelo terá opção de recarga sem fio. O motor 1.5 a gasolina se une a um elétrico para entregar 369 cv.

Modelo inédito

Confirmado, o X7 (foto) chega este ano para ocupar o topo da gama da marca. O modelo tem versões a diesel com 265 e 400 cv e a gasolina com 340 e 462 cv. Ainda não está definido quais virão ao Brasil. 

Nova bateria e autonomia maior
O i3 vendido no Brasil, que foi reestilizado em 2018, deverá ganhar as alterações do modelo europeu, com novas baterias que aumentam a autonomia de 200 para 260 km em uso real. Nos testes de laboratório, a marca divulga 360 km.


SUV Fiat
Parece que o sucesso dos veículos utilitários esportivos (SUV, na sigla em inglês) mostra que esta é uma tendência que veio para ficar. A montadora italiana Fiat confirmou que seu 1º SUV nacional será lançado em 2021. Além do modelo, o grupo Fiat Chrysler (FCA) também anunciou a chegada da Dodge RAM 1500 no mercado brasileiro ainda em 2019. As informações foram reveladas pelo o italiano Antonio Filosa, presidente da montadora para a América Latina.
          A companhia aposta no sucesso do segmento dos SUVs para lançar um modelo baseado no conceito Fastback, apresentado no Salão do Automóvel do ano passado e com inspiração na picape Toto, mesmo sendo um utilitário esportivo. O modelo possui linhas que lembram um cupê, com o teto com uma queda suave. De acordo com Filosa, o carro já está em um estágio avançado de aprovação (mas ainda não está pronto), e será direcionado à América do Sul.

Mais picapes

Segundo o portal G1, da Globo, a Fiat Strada terá um substituta em breve, que já está em desenvolvimento. Filosa reiterou a chegada deste novo modelo, que não será baseada no Mobi.
Outra futura picape confirmada para o país será a RAM 1500 (foto), que chega entre o 3º e o 4º semestre de 2019. "Será um modelo dedicado a um público exigente", afirmou Filosa. O preço ainda não está decidido, mas o executivo apontou para a estudos relacionados ao dólar, uma vez que a 1500 será importada.

Texto: Marco Antonio
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário