sexta-feira, 15 de março de 2019

Saiba alguns cuidados para evitar o roubo do carro

No Brasil, um carro é roubado ou furtado a cada minuto

Fiat Toro

Ter um carro, seja novo ou usado, é o sonho de muita gente. Mas é preciso ter cuidado, pois os ladrões também estão atuando intensamente, de olho em presas fáceis. E não pensem vocês que apenas os carros novos são alvo das ações dos amigos do alheio. Usados também estão na mira dos bandidos. Não é à toa que, no Brasil, um carro é roubado ou furtado a cada minuto, segundo dados de 2016. Estima-se que, neste ano de 2019, o número de veículos roubados passe de um milhão. Muitos desses automóveis são usados em ações criminosas, como assaltos, outra parte é desmontada para ser vendida em partes e outro tanto é negociado novamente, com documentos falsos.
            Esta matéria traz algumas dicas para você dificultar a ação dos bandidos e assim evitar que seu carro entre para as estatísticas. Uma das primeiras coisas que o proprietário deve observar é cuidado com a chave do carro. Nunca a deixe no interior do veículo; também nunca a deixe na ignição e nem saia do carro com o motor ligado, mesmo que seja só por alguns segundos. Pode ser a oportunidade que o ladrão está esperando para agir.
            Ao estacionar, prefira locais bem iluminados e com passagem constante de pessoas. Depois de estacionar feche todas as portas e vidros. Esqueça o estacionamento na rua se tiver garagem. Não deixe objetos de valor á vista.

Números e Documentos

Uma das formas de prevenir o roubo é gravar, por exemplo, o número da matrícula nos vidros e em outras partes principais do veículo, desta forma o ladrão sabe que este é um automóvel difícil de negociar com documentos falsos ou para venda das peças. Nunca deixe os documentos referentes ao seu carro no interior do automóvel. Faça cópias dos documentos do veículo.


Sistemas de Segurança
Algumas medidas podem ser tomadas para dificultar ainda mais a ação dos bandidos. Uma delas é o corte de ignição, de custo relativamente barato. Instale e esconda o botão para que não seja fácil descobrir.
A tranca – também conhecida como trava de direção – é outro equipamento que vai dar trabalho e se o carro for assaltado o ladrão saberá que vai demorar bastante tempo para conseguir levar o automóvel. Você também pode optar por bloqueadores da alavanca do câmbio e das rodas.
Mas, com o avanço da tecnologia, você pode rastrear seu carro via satélite, serviço disponibilizado por algumas companhias de seguro; o sistema pode seguir o carro em tempo real.

Veículos
          Entre os veículos com seguro mais roubados ou furtados do país, estão: a picape média Toro (Fiat), que lidera as estatísticas, segundo dados da Susep (Superintendência de Seguros Privados). Até outubro do ano passado, dos 14.866 veículos segurados, 235 foram roubados ou furtados, o que representa um IVR (Índice de Veículo Roubado), de mais de 1,5% em relação ao número de veículos segurados. Em seguida, vêm o Voyage, da Volkswagen; e o HB20, da Hyundai. No caso do Voyage, dos quase 97 mil veículos segurados, 1.441 foram roubados, gerando um IVR de quase 1,5¨%; já o HB 20, com 176.850 mil veículos segurados, dos quais 2.265 foram roubados/furtados, teve um índice de quase 1,3%.
          Além desses automóveis, o Gol (Volks) e o Palio (Fiat) completam o ranking dos cinco carros mais roubados e/ou furtados no Brasil em 2018. Por isso, todo cuidado é necessário para desestimular a ação dos bandidos.

Fonte: site monte sua central.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário