quinta-feira, 9 de maio de 2019

Saiba o que é Recall e porque você deve fazê-lo

Procedimento visa garantir direitos
 do consumidor contra defeitos em vários produtos

Informações sobre Recall podem ser obtidas no ssite do Procon

O Recall é um procedimento previsto em lei e que visa garantir que fornecedores de diversos produtos chamem consumidores que adquiriram unidades com problemas de fabricação para que levem seus produtos para que sejam reparados gratuitamente.
 Esta iniciativa, no caso das montadoras de veículos, busca solucionar problemas detectados em modelos recém lançados. Empresas chamam proprietários quando há inconformidade com o produto e esta inconformidade coloca em risco a saúde e a segurança do consumidor.
     Segundo técnicos, esta inconformidade é detectada em testes realizados continuamente, antes e depois do lançamento do automóvel. Conforme a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), assim que esta inconformidade (ou problema) potencialmente perigosa é detectada, as montadoras emitem um alerta, geralmente em anúncios nos meios de comunicação, alertando os proprietários desses veículos para que levem seus carros para uma concessionária autorizada, para que o problema seja sanado.
          Desde 2002, o Procon-SP disponibiliza em seu site um ícone onde os interessados podem saber se, não apenas o automóvel, mas produtos como brinquedos, eletrodomésticos, e até medicamentos, precisam passar por Recall.

O que significa Recall?
           Em seu site, o Procon explica que “a palavra recall, de origem inglesa, é utilizada no Brasil para indicar o procedimento, previsto em lei, e a ser adotado pelos fornecedores, de chamar de volta os consumidores em razão de defeitos verificados em produtos ou serviços colocados no mercado, evitando, assim, a ocorrência de acidentes de consumo”.
          Ainda segundo o Procon, este chamamento, ou Aviso de Risco, “tem por objetivo básico proteger e preservar a vida, saúde, integridade e segurança do consumidor, bem como evitar prejuízos materiais e morais. A prevenção e a reparação dos danos estão intimamente ligadas, na medida em que o recall objetiva sanar um defeito, que coloca em risco a saúde e a segurança do consumidor, sendo que qualquer dano em virtude desse defeito será de responsabilidade do fornecedor. Nos termos do Código de Defesa do Consumidor, a responsabilidade do fornecedor é objetiva, independente da existência de culpa (art. 12 a 14 da Lei 8.078/90)”.

Outros objetivos
          Ainda segundo o órgão de proteção ao consumidor, “o Recall visa, também, a retirada do mercado, reparação do defeito ou a recompra de produtos ou serviços defeituosos pelo fornecedor. O Recall deve ser gratuito, efetivo e sua comunicação deve alcançar todos os consumidores expostos aos riscos. Por isso a legislação exige que o fornecedor faça o comunicado de forma mais ampla possível, divulgando o Recall em jornal, rádio e TV”

A importância de atender ao chamamento
O Procon ressalta que “para garantir a sua própria segurança e a de terceiros, é muito importante que o consumidor atenda ao chamado do fornecedor o mais rápido possível, para evitar a concretização de possíveis acidentes de consumo, embora não haja data limite para a realização dos reparos ou substituição dos produtos defeituosos. Feito o reparo, o consumidor deve exigir e guardar o comprovante de que este foi realizado. Em caso de venda do bem (por exemplo, automóvel) deverá repassar esse documento para o novo proprietário”.

Banco de dados
          O Procon mantem um banco de dados desde 2002, junto à diretoria de fiscalização (responsável pelo monitoramento do Recall), que abrange os seguintes segmentos: 1) Veículos; 2) Peças e Acessórios Automotivos; 3) Produtos Infantis; 4) Produtos para a Saúde; 5) Alimentos e Bebidas; 6) Informática; 7) Eletrodoméstico/ Eletroeletrônicos; 8) Higiene e Beleza; 9) Domissanitários; e 10) Outros; criados desta forma por uma questão metodológica. Para conferir se um determinado produto está sendo ou foi objeto de recall, faça sua busca pelo nome do fornecedor ou digite a marca/modelo do produto. Em seguida clique no ícone resumo do recall para ver o texto completo e outros dados. Você pode também fazer uma busca pelos recalls mais recentes que listará os dez últimos recalls divulgados no Brasil.

Relatórios
Estão disponíveis para pesquisa alguns relatórios quantitativos e qualitativos de acordo com a data desejada, a partir de 2002. Para visualizar, basta clicar no nome do relatório desejado. Todos os dados lançados no Banco são fornecidos por meio de documentos enviados pelas empresas em cumprimento de notificação, ou espontaneamente, ou por relatórios periódicos de acompanhamento das campanhas Os dados são atualizados diariamente, porém pode haver uma defasagem de um dia na sua visualização devido à natureza de alimentação do sistema. As empresas também estão sendo instadas a atualizar os números de atendimento de suas campanhas de recall.

E se não fizer o Recall do carro?
O cliente com o carro convocado para um Recall deve levar seu carro para que o problema seja resolvido, para a sua própria segurança. No entanto, não há um prazo determinado, o que dá liberdade para você escolher quando solicitar o serviço. Se você não mandar o carro para o Recall nenhum ônus recairá sobre você. A montadora é proibida de fixar punições por conta do não comparecimento ao Recall, já que é um problema da própria empresa e não do cliente.
A fabricante não deveria nunca ter colocado um veículo no mercado com falhas que podem resultar em perigo ou falta de segurança ao cliente.
Em casos atípicos, o cliente poderá detectar um defeito e ficar em dúvida sobre se é ou não é caso de Recall. Neste caso, é importante entrar em contato com a montadora ou concessionária e levar o veículo até uma oficina credenciada para que um laudo oficial seja emitido.
No entanto, se algum acidente ou problema grave acontecer e se for comprovada a publicidade maciça da montadora para convocação com o Recall, tanto a montadora quanto o proprietário do veículo poderão ser responsabilizados..

Fonte: Procon-sp

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