sábado, 11 de maio de 2019

Ser mãe: muito além das fraldas e banhos

A maternidade é uma missão divina



          Quem nunca ouviu a frase: ser mãe é padecer no paraíso. Uma afirmação que, segundo a sabedoria popular define bem o papel de mãe, com as dificuldades, alegrias, tristezas e benefícios de ser mãe.
          Mesmo com a evolução da sociedade e a conquista de mais espaço e direitos por parte das mulheres, a maternidade parece ser a principal vocação da maioria das mulheres, senão de todas. E ser mãe (assim como pai) é um trabalho para a vida toda, 24 horas por dia. Ninguém bate o ponto depois da jornada e descansa das tarefas de mãe e pai, simplesmente porque estas tarefas não cessam.
          E ser mãe na sociedade moderna parece ser ainda mais desafiador, já que as mulheres, merecidamente, almejam os mesmos direitos dos homens, conciliando trabalho, as atividades domésticas e o papel de mãe.
          Ser mãe é estar disposta a sacrificar a própria vida pelo filho. Não é à toa que uma leoa ou uma ursa com seus filhotes estão entre os animais mais perigosos do planeta. Se você dúvida, tente tirar um ursinho de perto de sua mãe. Mas você não precisa ir tão longe para certificar-se do amor materno; basta olhar nos olhos de sua mãe.
          Por isso o Dia das Mães é uma data muito comemorada: para nos lembrar daquela pessoa nos ama acima de sua própria vida, ainda que nós não damos a este pessoa a devida importância, ainda que nos esqueçamos de dizer Eu te amo mãe enquanto ela está fisicamente conosco; ainda que nos esqueçamos dela quando mais precisa de nós, com a chegada da velhice.
          Por isso abrace a sua mãe neste dia (e em todos os dias de sua vida) e comemore com ela sempre que puder. Afinal, vocês serão filho(a) e mãe para sempre.

Dom e missão
          “Para mim, ser mãe é um dom. E sendo um dom, torna-se um serviço, uma missão dada por Deus. Por isso, em todos os momentos posso contar com a certeza de que Ele me capacita e fortalece”. A frase é da jornalista Andrea Vaz, 33 anos. Mãe de Luiz Henrique, de 1 ano e 7 meses.
          Ela acrescenta ainda que “a maternidade me ensinou a levar as dificuldades com bom humor: a bagunça na hora da refeição, um serzinho saindo pelado pela casa na hora do banho, fugindo da cama na hora de colocar fralda, o constante atraso nos compromissos e as saídas sempre esquecendo coisas. (algumas importantes como: cartão de saúde, CNH, documento do carro, chave de casa). A parte dolorida são os momentos em que simplesmente não sabemos como agir ou quando não podemos fazer nada para diminuir o sofrimento de nosso filho. Nessa hora, novamente é necessário olhar para Deus, refazer as forças e seguir. A frustração que a sensação de não estarmos fazendo o correto sempre vem, mas não podemos nos esquecer nunca de que só damos para nosso filho tudo o que temos e somos de melhor”, afirma Andrea.
         Em almoço realizado na última semana, no Espaço da Melhor Idade, a prefeitura de Itapetininga homenageou as mães em geral, mas de maneira especial as mães da terceira idade.

Evento marcante
Prefeita Simone com mães durante almoço

O almoço marcou a rotina de dona Maria de Lurdes Antunes. Sempre está ali, no Espaço da Melhor Idade, convivendo com mais outras 200 mulheres. Neste dia, foi diferente. Ela parou por alguns minutos para contar que a experiência em ser mãe significa ter paciência e transmitir o que tem de melhor.
Mãe de quatro filhos. Avó de sete netos e carrega quase que diariamente, no colo, o bisneto de quatro meses. “Ser mãe é gostoso. Ser avó é uma delícia e ser bisavó, é uma maravilha. Me sinto completa”, disse emocionada.
Outra frequentadora assídua das alegres atividades, que são desenvolvidas no Espaço da Melhor de Idade,  também parou para conversar: dona Vera Lúcia Domingues. O sonho dela sempre foi ser mãe e realizou. “Eu sempre falava para minha mãe que o meu sonho era ser mãe. Não queria envelhecer sozinha e realizei esse desejo. Tenho um filho que significa tudo na minha vida”, enfatizou Vera.
Para completar toda essa festa em homenagem para as mamães, a prefeita Simone Marquetto cumprimentou cada uma das mulheres. “Um dia que me emociona muito. Sou mãe e tenho à minha frente, a minha mãe, dona Izair. Este é um momento onde somos acolhidas com amor. Desejo todas as bênçãos a cada uma que está aqui e, também, para todas as mamães de Itapetininga”, enfatizou a chefe do Executivo.

Significado
No Brasil, o Dia das Mães é comemorado sempre no segundo domingo de maio (de acordo com decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas). Já se tornou uma tradição esta data comemorativa.

História do Dia das Mães
Encontramos na Grécia Antiga os primeiros indícios de comemoração desta data. Os gregos prestavam homenagens à deusa Reia, mãe comum de todos os seres. Neste dia, os gregos faziam ofertas, oferecendo presentes, além de prestarem homenagens à deusa.
Os romanos, que também eram politeístas e seguiam uma religião muito parecida com a grega, faziam este tipo de celebração. Em Roma, durava cerca de 3 dias (entre 15 a 18 de março). Também eram realizadas festas em homenagem a Cibele, mãe dos deuses.
Porém, a comemoração tomou um caráter cristão somente nos primórdios do cristianismo. Era uma celebração realizada em homenagem a Virgem Maria, a mãe de Jesus.
Uma comemoração mais semelhante a dos dias atuais podemos encontrar na Inglaterra do século XVII. Era o “Domingo das Mães”. Durante as missas, os filhos entregavam presentes para suas mães. Aqueles filhos que trabalhavam longe de casa, ganhavam o dia para poderem visitar suas mães. Portanto, era um dia destinado a visitar as mães e dar presentes, muito parecido com que fazemos atualmente.
Nos Estados Unidos, a ideia de criar uma data em homenagem às mães foi proposta, em 1904, por Anna Jarvis. A ideia de Anna era criar uma data em homenagem a sua mãe que havia sido um exemplo de mulher, pois havia prestado serviços comunitários durante a Guerra Civil Americana. Seus pedidos e sua campanha deram certo e a data foi oficializada, em 1914, pelo Congresso Norte-Americano. A lei, que declarou o Dia das Mães como festa nacional, foi aprovada pelo presidente Woodrow Wilson. Após esta iniciativa, muitos outros países seguiram o exemplo e incluíram a data no calendário. 
Após estes eventos, a data espalhou-se pelo mundo todo, porém ganhando um caráter comercial. A essência da data estava sendo esquecida e o foco passou a ser a compra de presentes, ditado pelas lojas e pelo marketing, com objetivos meramente comerciais. Este fato desagradou Anna Jarvis, que estava muito desapontada em ver que o caráter de solidariedade e amor da data estava se perdendo. Ela tentou modificar tudo isso. Em 1923, liderou uma campanha contra a comercialização desta data. Embora com muita repercussão, a campanha pouco conseguiu mudar.

Fonte: site suapesquisa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário