terça-feira, 27 de setembro de 2011

Câmara aprova aumento no número de vereadores

Fuad discursa em defesa do aumento de vereadores
A Câmara de Itapetininga aprovou na noite desta segunda o aumento no número de vereadores, que passou dos atuais 11 integrantes para 19 parlamentares, como era antes. A elevação contou com a aprovação de oito dos atuais edis. Apenas Adilson Nicoletti (PMDB), Heleno de Souza (PMDB) e Mauri de Jesus Morais (PDT) foram contra. O aumento vale já para a próxima eleição, em 2012.
            O presidente Fuad Abrão Isaac (PT) fez um rápido histórico do processo, lembrando que no dia 5 de setembro foi apresentada proposta de emenda à Lei Orgânica do Município (LOM), aumentando de 11 para 19 o número de vereadores. A emenda era assinada por oito parlamentares. Isaac contou que, por sugestão do vereador Marcos Cunha, foi apresentado um substitutivo no lugar da emenda, sugerindo o número de 15 vereadores.
            No dia 19, quando o projeto de substitutivo era para ser votado pela segunda vez, Heleno de Souza pediu vistas ao projeto.
            Na noite de segunda, deu entrada um novo projeto de substitutivo foi apresentado por Milton Nery (que assumiu o lugar de Marcos Cunha, que está de licença) e outros cinco vereadores, propondo o aumento para 19 cadeiras no legislativo.
            “Sou contrário ao aumento de uma única cadeira na Câmara de Itapetininga”, disse Mauri de Morais, “mas existe a democracia e oito vereadores acharam que o melhor para Itapetininga em 2013 são 19 vereadores”, completou Morais. Ele apresentou um terceiro substitutivo, propondo a manutenção do número atual de cadeiras na Casa, mas acabou retirando a proposta, pois só tinha a assinatura dele e de Adilson Nicoletti, quando o Regimento Interno da Câmara exige pelo menos quatro assinaturas “Tomara que, a cada eleição, a sociedade escolha os melhores e mande para cã; quem sabe não vêm colaborar e ajudar a administração pública, elaborando leis e fiscalizando o Executivo?”, disse o vereador.
            Heleno de Souza, que já exerceu a vereança na década de 90, afirmou ser contra ao aumento porque “na câmara de 11, tudo se discute e é debatido; mostramos força”. Segundo ele, quando eram 19 vereadores, “tudo já vinha decidido não se discutia nada. Daí o motivo que eu defendo os onze. Precisamos deixar claro para a população que, independente do número, isto é um direito legal, que permite emenda à Lei Orgânica”.
            O presidente Fuad Abrão Isaac (PT) fez um veemente discurso defendendo o aumento no número de vereadores. “Acredito que um parlamento popular, que queira ter maior representatividade, de todas as classes sociais, deve utilizar-se da possibilidade de um número maior de vereadores”, declarou Isaac, acrescentando que “há duas legislaturas nõs não temos nesta Casa nenhum vereador dos nossos distritos e nenhum representante dos trabalhadores rurais e do sindicato dos professores e de bairros como Chapadinha, Bela Vista, Jardim Brasil, nem representantes da juventude ou alguém que venha com a bandeira da cultura”, afirmou o presidente. Ainda segundo Fuad Isaac, há duas legislaturas “esta câmara não tem debatido tanto com a população dos bairros e a cidade perdeu representatividade nesta Casa e nós queremos um Legislativo forte, que traga reivindicações da cidade de ponta a ponta. É por isso que vou votar em 19 vereadores”, finalizou o presidente.

Texto e foto: Marco Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário