quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Preços agrícolas continuam em queda

Com a chegada da safra, muitos produtos têm redução nos preços
O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista, que mede os preços pagos ao produtor rural, apresentou nova queda na semana passada (1,29%), totalizando uma baixa de 1,61% em duas semanas. O consumidor, entretanto, pode demorar a sentir essa situação no bolso.
Segundo Instituto de Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, o maior recuo ocorreu no índice de preços dos produtos de origem animal (2,96%), enquanto o índice de preços dos produtos de origem vegetal se retraiu em 0,66%.
Entre os produtos analisados, nove apresentaram alta nos preços (oito do segmento vegetal e um do segmento animal), enquanto 11 tiveram queda (seis da área vegetal e cinco do setor animal). As quedas mais expressivas ocorreram nos preços da laranja para indústria (14,21%); da carne suína (12,56%); da batata (10,43%); do tomate para mesa (6,37%); dos ovos (5,22%) e do trigo (3,24%). A redução dos preços da laranja para indústria decorre da magnitude da safra colhida, dizem os pesquisadores.
 No caso da carne suína, explicam os analistas, a continuidade das incertezas produziu maior oferta de animais para o abate e empurrou para baixo as cotações no período. Isto se deve ao endurecimento das regras sanitárias impostas pela Rússia, associado ao fato de que importadores se preveniram contra a entrada em vigor do embargo.
Já a batata foi vítima da tradicional gangorra de preços que caracteriza uma olerícola perecível, importante para a alimentação humana, de acordo com os pesquisadores do IEA. Depois da conjuntura de alta por conta da reduzida oferta, tem início a fase de preços cadentes decorrente da regularização da colheita. O mesmo comportamento vale para o tomate, produto também perecível cujos preços estão em queda.
Quanto aos ovos, observam os técnicos, o incremento substancial da oferta nas últimas semanas abriu espaço para o reposicionamento das cotações internas, levando a recuo dos preços recebidos pelos granjeiros. Já as compras anteriores de trigo ao câmbio sobrevalorizado, que baratearam as importações em pleno aumento da oferta do trigo nacional, produziram a realidade de preços em baixa, no período crítico de venda da safra em fase de colheita. As altas mais relevantes foram verificadas nos preços do café (14,57%); do feijão (8,72%); da banana nanica (8,54%); da soja (4,77%) e do arroz (3,49%).

Texto e foto: Marco Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário