sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Geraldo Macedo faz grave denúncia contra Roberto Ramalho

Macedo mostra documentos que comprovariam denúncias
Em depoimento realizado na noite de segunda-feira, 29, na Câmara de Itapetininga, o ex-secretário da Saúde e vice-prefeito Geraldo Miguel de Macedo disparou o mais duro ataque já sofrido pela administração municipal, denunciando supostas irregularidades na gestão do Hospital Regional, gerenciado pelo SAS (Serviço de Atenção à Saúde). Entre as denúncias, está o repasse de recursos a empresas de consultoria, que pertenceriam a diretores do SAS.
O vice-prefeito relatou ainda desmandos administrativos que vinham ocorrendo em sua secretaria, com o objetivo de desgastá-lo politicamente. “A minha secretaria, que gerencia cerca de mil funcionários, incluindo aí o Instituto Vida, não tinha pessoal administrativo para me ajudar. Eu precisei levar o pessoal da Secretaria de Governo para lá”, disse Macedo, “quando assumi a saúde, alguns amigos me disseram que o prefeito queria me queimar e eu acho que foi isso mesmo. Uma fritura usando um maçarico”, acrescentou o ex-secretário. As declarações de Geraldo Macedo levaram o vereador Marcelo Nanini a sugerir que o Legislativo votasse o afastamento do prefeito Roberto Ramalho.
Logo no início, Geraldo Macedo deixou claro que não estava para meias palavras. “Roberto Ramalho é um tirano ingrato que não aceita opiniões divergentes. Ele não é democrático”, afirmou o ex-secretário, “se pudesse me exonerar do cargo de vice-prefeito, que foi me dado pelo voto do povo, ele o faria”.
Ainda segundo Macedo, várias ações do prefeito obstruíram sua gestão frente à secretária, como a nomeação de funcionários exonerados por ele em outra pasta. Entre os motivos da exoneração, está o falta dos funcionários receberem sem trabalhar, de acordo com o vice-prefeito. Geraldo Macedo criticou o que chamou de herança recebida quando era titular da pasta da Saúde: a realização de pagamentos sem o empenho. Fato que, de acordo com ele, ocorria desde 2009. “Eu herdei R$ 17 mil e a ex-secretária Regina (Soares), R$ 400 mil. O vice-prefeito lembrou que nenhum pagamento da administração municipal pode ser feito sem o devido empenho.
Macedo mostrou ainda um relatório administrativo com mais de 200 páginas o qual, segundo ele, com base em orientações do Tribunal de Contas do Estado, recomenda que o convênio com o SAS não seja renovado. “Mesmo assim, o prefeito o renovou até 2013”, disse.
Macedo desmentiu as declarações do prefeito, de que Itapetininga investe 28% de seu orçamento na saúde. “Até julho, foram 15,4%. Quando o prefeito fala em 28, ele conta com os repasses do Governo Federal e do Estado”. Macedo confirmou que encaminhou cópias dos documentos ao GAECO, grupo especializado ao combate ao crime organizado e ao Ministério Público, pedindo providências.
A assessoria de imprensa da prefeitura informou que o prefeito Roberto Ramalho irá pessoalmente à Câmara na próxima segunda, responder às denúncias. O chefe do Executivo estaria “indignado” com as acusações feitas por Macedo, segundo a assessoria.

Texto: Marco Antonio
Foto: Mike Adas

Nenhum comentário:

Postar um comentário