segunda-feira, 24 de outubro de 2011

APCD de Itapetininga completa 51 anos

Roberto Lara, presidente da APCD
A unidade regional da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas, que abrange Itapetininga e outras 20 cidades da Região, participou de importantes ações na área de saúde pública, entre elas a iniciativa pioneira de colocar flúor na água que abastece o município e a campanha de prevenção ao câncer bucal.
            Com mais de meio século de existência, a APCD possui sede própria, onde realiza vários cursos, visando o aprimoramento profissional dos dentistas e também de seus auxiliares. A instituição conta atualmente com cerca de 200 associados. Nesta terça, 25, é comemorado o Dia do Dentista. Sócio-fundador da entidade, o presidente Roberto Lima de Lara fala um pouco sobre a história da associação.
            No final da década de 50, quando Itapetininga tinha apenas 18 dentistas, um grupo de jovens estudantes de odontologia entendeu que deveria ser criada uma entidade representativa da classe. Entre esses jovens formandos estavam Roberto Lara e seu irmão. José Geraldo, e Hely Trench
            Quando ainda era estudante, Roberto Lara se envolveu em diversas atividades, inclusive chegando a participar do centro acadêmico e também foi diretor do jornal do centro. “Nessa época, eu já vislumbrava uma entidade que representasse os dentistas”, afirma Lara.
            Assim que se formou, em 1959, ele voltou para Itapetininga. Em 1960, os jovens dentistas então começaram a visitar e conversar com seus colegas, alguns que já trabalhavam há tempos na cidade. “Visitamos e conversamos com todos, e assim, em 21 de abril de 1960, em uma sala cedida pelo Clube Recreativo Itapetiningano, fundamos a Associação Odontológica de Itapetininga”, lembra Roberto Lara. A data escolhida é significativa: 21 de abril é o dia em que o alferes Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), líder da Inconfidência Mineira, foi executado pela Coroa Portuguesa. Tiradentes é o patrono da odontologia. Também é o dia de fundação de Brasília.
            “Por aclamação, escolhemos a primeira diretoria, liderada pelo dentista Floriano Peixoto Villaça. Na ocasião, também foi montada uma comissão, encabeçada pelo colega Amilcar Rubbo, para elaborar o estatuto da associação”, lembra Roberto Lara, acrescentando que o estatuto foi aprovado no segundo semestre de 1960. A entidade já nasceu regional, conta Lara, lembrando que o dentista Miguel Terra, de São Miguel Arcanjo, estava presente na fundação.

Mudanças
            Com a aprovação do estatuto, veio também a mudança no nome da entidade, que passou a ser Associação dos Cirurgiões Dentistas de Itapetininga. Na primeira assembléia convocada, foi também realizada a eleição da nova diretoria, a primeira a ser escolhida pelo voto dos associados, no começo de 1961. Na ocasião, a diretoria eleita foi encabeçada por José Geraldo Lima de Lara.
            Ainda em 61, os associados optaram pela filiação junto à Associação Paulista dos Cirurgiões Dentista. A decisão levou à mudança do estatuto da entidade itapetiningana, adequando ao estatuto da APCD. “É importante frisar que a APCD está completando 100 anos este ano, com muitas festividades, culminando no dia 25 de outubro, dia do dentista”, conta Roberto Lara, lembrando que nessa data foram instituídos os primeiros cursos odontológicos no Brasil, em 1884, no Rio de Janeiro e em Salvador.

Conquistas
Cerimônia de entega de certificados
            Aos poucos, a instituição foi crescendo, agregando profissionais através de palestras, treinamentos e reuniões de confraternização. Como ainda não tinha sede própria, a APCD usava as instalações do CRI, gentilmente cedidas por Eurico Ayres Martins, presidente do clube, que por isto foi homenageado pela associação. “Contamos também com o apoio do dentista itapetiningano Antonio Moucachen, que já atuava na APCD paulistana e não apenas indicou palestrantes, como ele próprio veio dar palestras”.
            Com o tempo, a APCD construiu sua sede própria, em terreno localizado no Jardim Marabá, cedido pela Prefeitura. O local conta com uma escola de aperfeiçoamento profissional, onde são realizados cursos de especialização para os profissionais e também para sua equipe. No último sábado, 22, ocorreu a cerimônia de enrega de certificados de conclusão do Curso de Auxiliar de Dentista, na Câmara do município. Quarenta alunas participaram do curso, a maioria já está empregada.
            Entre as ações de destaque organizadas pela instituição, está a Semana de Saúde Bucal, ocasião em que os profissionais realizavam palestras nas escolas, em comemoração ao Dia da Criança (12 de outubro) e ao Dia do Dentista. “Uma vez, chegamos a colocar quase 300 crianças nos salões do Clube Recreativo; depois, entramos em contato com o antigo Cine Olana e fizemos uma promoção: as crianças poderiam assistir uma comédia, bastando apresentar uma escova de dente na bilheteria para poder entrar. Fizemos isso para mostrar a importância da escovação na saúde bucal”, conta o presidente.
            Outras iniciativas da associação também foram importantes na área da saúde, como a fluoretação da água que abastece Itapetininga, um trabalho que teve início nos anos 70, antes que a Sabesp assumisse o serviço.
            Roberto Lara conta que uma pesquisa realizada pela regional da associação indicou a situação da saúde bucal das crianças e a partir daí, surgiu a idéia de se adicionar flúor na água para combater as cáries.
            “Nessa época, era o antigo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e nós fomos falar com o então prefeito Walter Curi e propusemos a criação de um grupo de trabalho para fazer um levantamento epidemiológico da cárie dental no município. Este trabalho também contou com a liderança do colega Amilcar Rubbo”, disse Lara. Segundo ele, Itapetininga foi a sétima cidade do Estado a colocar flúor na água.
            A pesquisa foi feita com crianças em idade escolar e procurou levantar o número dentes cariados, obturados e perdidos (índice CPOD). “O índice de cárie e de dentes perdidos era muito grande”, afirma o presidente da associação. Cerca de dois anos após a introdução do flúor na água, a APCD fez nova pesquisa e constatou uma “queda significativa” no número de cáries e dentes perdidos.
            A associação também participa ativamente da campanha de prevenção ao Câncer Bucal, em parceria com a administração municipal. Outra parceria importante é com a Funcraf (Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Crânio Faciais)  para a realização de um seminário sobre este assunto.
            Para o ano que vem, a APCD prepara novos cursos, focados na melhoria da qualidade do profissional e de seus auxiliares.

Texto e foto: Marco Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário