quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Cão ajuda nos trabalhos domésticos

Zedna entrega o prendedor para Acácia
Conhecido por sua inteligência, disposição para o trabalho e obediência ao dono, o Pastor Belga Malinois é uma raça que tem se destacado nos últimos anos, embora ainda seja desconhecida para muitos.
Zedna é uma fêmea de Pastor Malinois que está sendo adestrada por seu dono, Carlos da Terra. Com mais de 20 anos de experiência nesta atividade, Carlos já adestrou diversas raças de cães, algumas consideradas perigosas, como o Dobermann.
Segundo o adestrador, um cão educado (adestrado) é mais obediente e fácil de controlar, o que diminui as chances de acidentes, além de facilitar a vida do dono.
Com dois anos de idade, Zedna já aprendeu muitos comandos, como por exemplo, desamarrar as pernas de uma pessoa, puxando a corda pelo nó, levar e trazer objetos e até a pegar pedras de um terreno, colocando-as em um carrinho de pedreiro, colaborando com a limpeza do imóvel.
O mais novo truque aprendido por Zedna consiste em auxiliar Acácia, filha de seu dono, a pendurar roupas no varal.
Pegando os prendedores
A um comando da menina, a cadela pega os prendedores, que ficam guardados em um pote, e depois entrega na mão da jovem, para que esta possa prender as roupas no varal.
O animal repetiu a tarefa várias vezes para o Marconews, sem demonstrar cansaço ou irritação.
Carlos da Terra lembra que, como é um cão de trabalho, Zedna possui muita energia e precisa gastá-la. "Ela fica feliz trabalhando", observa Carlos. Para ele, que não usa guia ou enforcador em seu método, o convívio do cão com a família é importante no processo de socialização do animal, contribuindo ainda para desenvolver o instinto natural de proteger o dono. "Eu entendo que, quanto mais o cão convive com as pessoas, mais fica apto a identificar situações de perigo para o dono e, se for o caso, defendê-lo com a própria vida", finalizou Carlos da Terra, que também é autor do livro O Cão Adestrado, onde ensina seus métodos. Quem quiser ver Zedna em ação basta entrar no youtube e digitar "carlosdaterra". Vale a pena.

Texto e foto: Marco Antonio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário