quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

”Comida saudável não precisa abrir mão do sabor”, diz chef de bistrô


Profissional de marketing cria cardápio de comida vitalizante e saudável

 
AGNI combina pratos saudáveis com sabor diferenciado
            Comer bem, com um cardápio que reúne comida saudável, que traga benefícios para o corpo e o emocional da pessoa. Essa é a proposta da AGNI Bistrô, criada em 2013 por Érico Paes de Camargo, ou Rico, como gosta de ser chamado.
            Profissional de marketing que resolveu dar uma guinada na vida, após atuar em uma grande empresa do setor de bebidas, Rico encontrou no segmento de alimentação uma alternativa para melhorar sua qualidade de vida. Após atuar no ramo de maneira informal durante algum tempo, estruturou a AGNI no final de 2013. O objetivo é oferecer aos seus clientes pratos que, além de saudáveis e funcionais, também tenham sabor. Afinal, não é porque a comida é saudável que tenha de ter um sabor ruim.
            Para Rico, “a culinária está ligada ao processo de criatividade e comer bem está ligado a comer com a consciência de que, automaticamente, vem a qualidade e sabor. É importante se deixar permitir, para isso tenho o slogan Permita-se SENTIR novos sabores. Isso, além de remeter ao alimento, é algo que acredito que devemos levar para a vida: quebrar tabu e não ficarmos preso a paradigmas”.
            Profissional de marketing, chef de cozinha e agora empreendedor. Todas essas faces de Rico Camargo se mesclam no dia a dia do seu empreendimento.
            “Marketing está no meu DNA, é algo que aprendi a gostar e respeitar. Então diria não mudei de área, agreguei outra”, diz o empresário, bem-humorado, ao ser perguntado porque mudou para o ramo de alimentação. “O ramo de alimentos é algo fascinante que me ajudou muito como Ser Humano; aprendi a respeitar o sistema cíclico da natureza, e fui apresentado a alimentação, a principio, como algo prazeroso (período que trabalhava no marketing das cervejas Baden e Eisenbanh) e por uma necessidade emocional descobri o quanto ela influencia nosso emocional e o físico”.
 
De volta à terra natal
            Sobre a escolha de volta à cidade de Cesário Lange, Rico revela que é a sua terra natal, “onde tive uns dos meus melhores momentos da vida, nada mais inspirador de iniciar um projeto em um local inspirador! Mas tirando o lado emocional e indo para o prático, temos um sitio na região que proporcionou fazer o projeto mais próximo possível do agronatural e viabilizando uma estrutura já existente, além da logística, pois estou à margem da Rodovia Castelo Branco, com fácil escoamento para todo interior e a 140 km da Capital”.
            Nesse processo de descobrimento de novas perspectivas e valores de vida, o apoio da família foi fundamental, “me apoiaram em tudo”, principalmente a mãe do empresário, Maria Malori, chamada por ele de “mulher iluminada!”. Rico conta ainda que recebeu “muitos apoios e conselhos de pessoas que já atuavam no ramo e que me deram muita clareza”.
 
Começo
            Rico Camargo lembra que “há cinco anos estudo e atuo no segmento de alimentação informalmente, e no final de 2013 iniciei o projeto AGNI Bistrô que traz uma alimentação com princípios vitalizantes (integrais e funcionais) e com requinte de algo mais sofisticado, com o objetivo de atender clientes como barzinhos, cafés,  empórios e delicatessen, fornecendo suporte para estes atenderem seus consumidores”.
            Como em todo negócio, a principal dificuldade foi colocar a coisa para funcionar. “Como todo inicio, o grande desafio foi e está sendo iniciar, pois são vários desafios operacionais e tudo para estruturar, como: definir o mercado, cardápio, normalizar esse cardápio e estratégia de comunicação. Ter que acreditar em algo muitas vezes abstrato, como investir sem ter o mercado (venda real), agora já estamos na fase que da para fazer conta quanto irei investir e em quanto tempo consigo retornar em venda”.
            Ele explica porque decidiu trabalhar com alimentos vitalizantes e congelados. “Vitalizante pelo principio que acredito que alimentação deve ser algo prazeroso, mas ela tem obrigação de contribuir com nosso emocional e físico. O vitalizante vem justamente para entregar algo positivo por ser algo mais próximo possível do natural.
Congelada é para praticidade e maior garantia da qualidade aos consumidores, podendo chegar aos clientes mais distantes”.
            O empresário observa que o processo de elaboração e criação de um prato segue princípios mercadológicos, como pesquisa de mercado e conversas com clientes para “sentir a necessidade; eu gosto de ouvir bastante”. Mas Rico também segue a estratégia de tentativa e erro. “Pesquiso uma receita e acrescento meus toques pessoais, chego ao sabor que me agrada e posteriormente é adequado à forma de produção para que preserve a integridade e aspecto do produto que sofrerá choques (congelamento e aquecimento) até a mesa do consumidor”.
 
Risoto AGNI
Mito
            Rico rebate o argumento de que a culinária vegetariana não tem sabor: “é uma das mais criativas, e consequentemente, saborosas. O que as pessoas confundem é dieta de restrição alimentar, pois muitos pedem a restrição de carne, ai sim esses pratos muitas vezes acabam sendo insossos ou deixam de utilizar alguns ingredientes já conhecidos pelo paladar, mas isso NÃO é culinária vegetariana”, garante o chef.
 
Trajetória
            Aos 36 anos, separado e pai de duas filhas, Rico atuou durante 15 anos em trade marketing de cervejarias. “Nestes dois últimos anos fui responsável pela comercialização da Baden Baden e Eisenbahn na Capital Paulista, período de vasto contato com canais especiais e alimentos/bebidas gourmet”, conta o chef, ressaltando que “Já há algum tempo vinha desgastado com a pressão mercadológica do segmento, e busquei fontes alternativas de reestruturar e minimizar meu stress, foi quando deparei com a terapia Ayrveda, que tem como principio equilíbrio corpo/mente pela alimentação”.
            Mesmo separado, ele mantém uma boa relação com a ex-mulher Daniela Bochnia, designer responsável pela criação da logomarca e identidade visual da AGNI. “Quando a Daniela me apresentou os estudos da logomarca da AGNI, foi ai que pude visualizar com maior fervor onde poderia chegar”, diz o empresário sobre um episódio marcante nesta caminhada. “Outro momento marcante foi quando de fato fiz meus primeiros pratos na minha cozinha no Sitio, me senti muito realizado”.
            Sobre o futuro, Rico afirma que “gosto de sonhar e criar expectativas positivas, isso me dá prazer em viver e caminhar. A AGNI Bistrô deverá ser uma marca nacional em dar suporte aos seus clientes. E por que não ser uma franquia?”.
            O empresário diz estar realizado. “Fazer o que a gente gosta é plenitude, pude juntar vários aspectos que amo: uma vida agitada e urbana alinhada com a calma e tranquilidade da fazenda. Marketing: estruturar essa marca, visitar clientes, pesquisa e relacionamento. Cozinhar: Terapia, onde consigo expor criatividade. Meio ambiente: Estar próximo da mata, animais e plantas e conviver harmoniosamente é um privilégio muito grande restrito a poucos”.
 
Investimentos
            O empresário investiu recentemente em novos equipamentos, com a aquisição de ultracongelador, peça que garante a saúde do alimento congelado, mantendo suas características originais. Além disso, uma nova linha de pratos, incluindo risotos e yakissobas, já está pronta para ser comercializada.
Você pode saber mais curtindo a página do AGNI no Facebook ou pedindo informações pelos telefones 15 99681-8080 ou 15 3246-3168.

Um comentário:

  1. Os pratos e sabores são ótimos, porém não tive um atendimento decente por parte do proprietário/cozinheiro/entregador. Deixou me plantada esperando a encomenda agendada "por ele" porque esqueceu que era dia das mães! Como se eu também não fosse Mãe!
    Esse "queimou o prato" comigo!
    Não recomendo!

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