terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Municípios devem assumir iluminação pública até o final do ano


Muitas cidades não conseguiram se adaptar à determinação federal

 
Nova iluminação no Largo dos Amores

            Os municípios brasileiros têm até o próximo dia 31 de dezembro para assumir a manutenção da iluminação pública municipal, conforme determina a Constituição Federal. O objetivo, segundo resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANAEEL), é fazer com que as cidades tenham maior autonomia para gerir os custos da iluminação pública. Apesar do prazo ter sido prorrogado em um ano, cerca de dois mil municípios não conseguiram completar a transição e ainda dependem de concessionárias. A ANAEEL informou que o prazo não será prorrogado.
            Em Itapetininga, a assessoria de imprensa da Prefeitura confirmou, através de nota encaminhada por e-mail, que o município assumirá toda a manutenção da rede pública de iluminação a partir de 2015,
            Ainda de acordo com a assessoria de imprensa, a administração municipal já é responsável pela manutenção dos postes da rede pública e realiza mensalmente uma média de 400 trocas de lâmpadas. A prefeitura informou também que “Equipes constantemente estão nas ruas e verificam a necessidade de troca de lâmpadas e realizam a troca”.
            Em caso do cidadão constatar algum problema com a iluminação pública na sua rua, a Prefeitura informou que a pessoa “pode ligar solicitando a troca pelo telefone 156 ou no Setor de Iluminação 3275.1643”.
 
Longa espera
            Comerciantes e moradores da avenida Francisco Válio, no trecho entre as ruas São Vicente de Paula e Capitão José Leme, ficaram quase um ano esperando a troca da lâmpada de um poste da avenida. “Queimou em novembro do ano passado e vieram trocar em agosto deste ano”, comentou um comerciante, que preferiu não se identificar. Para ele, o trabalho de manutenção não se resume ao ato de trocar as lâmpadas queimadas ou com mal funcionamento.
    
Trecho da rua é considerado perigos
a noite, devido à pouca iluminação
        “Ela (a lâmpada) possui uma vida útil e com o tempo vai cansando (perdendo a luminosidade) não precisa esperar queimar para trocar. Além disso, o vidro vai ficando sujo, com poeira e insetos mortos e prejudica a iluminação. Tem que fazer uma limpeza regular”, disse o comerciante, lembrando que a iluminação pública da cidade no passado era conhecida como Tomatinho. “Eram umas lamparinas vermelhas, pequenas, que pareciam um tomate e não iluminavam quase nada”, conta o comerciante, ressaltando que ainda há muitos pontos mal iluminados na cidade. “Quando minha filha precisa ir até a padaria aqui perto, eu vou junto com ela e caminhamos pela rua, pois este trecho da Capitão José Leme é muito escuro”. O comerciante ressalta ainda que a calçada no trecho citado da rua está muito mal conservada, outro motivo pelo qual prefere andar pela rua.
 
Fotos: Divulgação (Largo dos Amores); Marco Antônio (rua Capitão José Leme)

Nenhum comentário:

Postar um comentário