terça-feira, 20 de janeiro de 2015

A arte de personalizar clássicos


Segmento foca em modelos dos anos 70

 
Dodge Challenger customizado
            Se você ainda não ouviu falar, preste atenção: Pro-touring é o segmento que customiza (personaliza) carros clássicos dos anos 60 e 70, mantendo um look meio retrô, mas abusando da tecnologia e da potência dos motores, geralmente com oito cilindros em V. Ou mesmo usando motores V10 com 1000 cavalos de potência.
            Afinal, as décadas de 60 e 70 ficaram conhecidas com a Era dos Muscle Cars (Carros Músculos) em uma referência à grande potência desses motores, que se tornaram marca registrada de alguns modelos americanos. Carros com grande poder para fritar pneus e uma sede que os tornava beberrões. Mas isso não era um problema até meados dos anos 70, antes da crise do petróleo.
            Mas como o americano (assim como o brasileiro) é um apaixonado por carros, principalmente os clássicos, logo surgiu esse movimento de restauração/personalização desses carrões.
            A ideia é fazer uma reestilização por fora, mas apimentar o motor, de preferencia usando o conjunto propulsor de um modelo mais novo. Novas grades, rodas maiores (aro 18 ou mais) e o uso de materiais como fibra de carbono permitem que o carro tenha um visual mais arrojado, porém mantendo a identidade.
Corvette Stingray 1971
            Claro que a tecnologia moderna está presente em tudo, principalmente em detalhes como o uso da fibra de carbono, de bancos esportivos e, ainda bem, de freios apropriados para frear um carro com mais de 900 cavalos de potência.
            Você pode imaginar que uma brincadeira dessas é para poucos endinheirados...E você está certo! Personalizar um carrão desses não sai barato. Segundo alguns profissionais, somente um para-choque pode sair por mais de R$ 37 mil.
            Como não poderia deixar de ser, o segmento é forte nos EUA, onde um evento anual reúne preparadores, customizadores e colecionadores, exibindo o que há de melhor no Pro-touring. Para quem gosta, é um espetáculo para os olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário