quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Bairro da Pescaria é o mais longe da área urbana

São 58 km do centro de Itapetininga até a comunidade; 
quase duas vezes a distância da cidade de Tatuí

Passa-se por muitas comunidades 
para se chegar ao bairro da Pescaria

          Distante mais de 50 km do centro de Itapetininga, o bairro da Pescaria possui uma população de 500 habitantes, divididos em 12 famílias. O bairro tem cerca de 150 anos, segundo moradores. A origem do nome, contudo, tem três versões: a primeira conta que havia uma grande plantação de pêssegos no local e quando alguém perguntava de onde seus moradores eram, a resposta era: "sou da pescaria". Outra versão diz que os moradores gostavam de caçar (havia muita caça na área), mas para "disfarçar" diziam que iam pescar. Quanto a pesca propriamente dita, moradores mais antigos dizem ser pouco provável que tenha a ver como o nome do bairro e o motivo é simples: o rio fica a nove km da comunidade.

          "O que eu ouvi do meu pai e do meu avô é que aqui tinha muita plantação de pêssego e que o pessoal gostava de caçar por aqui", conta o morador Paulo Nunes (foto), 75 anos, nascido e criado no bairro.
         Atualmente aposentado, Nunes morou em Itapetininga e no distrito de Rechã, mas voltou para a pescaria quando o pai morreu. "Sempre fui muito andejo; gostava de conhecer coisas novas, por isso fui motorista de caminhão", conta o aposentado.


Taipa
          "Quando eu nasci, meu pai já morava aqui", lembra Diva, esposa de Paulo Nunes, "só haviam quatro casas e a minha era de argila, as outras eram de taipa; também não tinha luz elétrica e agua encanada", revela a moradora, lembrando que moía arroz no pilão e caminhava 10 quilômetros para ir até a escola. Diva revela ainda que os agricultores trabalhavam em mutirão "para dar o que comer às famílias. Meu pai trabalhou muito e nunca deixou nos faltar nada". Ela afirma que hoje tem muito mais conforto do que tinha no passado.
          Segundo Paulo Nunes, a luz elétrica chegou ao bairro na década de 70, "primeiro na fazenda Sendas, depois o Barbará (Ricardo Barbará, prefeito nos anos 90) puxou a luz para o bairro". Ele cita uma curiosidade relacionada ao fato do bairro estar muito longe de Itapetininga. "Eu fui registrado em Buri, que fica a 35 km daqui". Também por causa da distância, 58 km no total, ele e a esposa, Diva, costumam sair da Pescaria apenas uma vez por mês, quando vão para Itapetininga, recebem as aposentadorias, fazem as compras necessárias e pagam as contas.

Produção
Paulo Nunes, a esposa Diva e o neto

          Atualmente, o bairro da Pescaria possui granjas de frango para corte e estufas para a produção de hortaliças. No passado, segundo Paulo Nunes, os agricultores locais cultivavam feijão (principal cultura) milho arroz e pipoca. O bairro possui ainda muitas igrejas, incluindo católica e evangélica, o que demonstra a religiosidade do povo.
          A comunidade possui um posto de saúde, que atende uma vez por semana, e está instalado no prédio da antiga escola, transferida para o bairro do Retiro. "Tiraram a escola daqui depois de mais de 50 anos, alegando que não tinha transporte para trazer as professoras lá do Retiro", conta Diva, sem esconder sua indignação. "Mas como é que a Prefeitura agora fornece transporte para os alunos irem até o Retiro?", pergunta a moradora.
          O transporte de fato é um problema para os moradores da comunidade, seja pela escassez de transporte público (o bairro possui só um horário de ônibus, com saída as seis da manhã e retorno às 19 horas) ou pelas más condições da estrada de acesso ao bairro. "Quando chove os caminhões das granjas encalham", diz Paulo Nunes. Ele afirma que falta asfaltar oito km de estrada ligando o bairro a uma estrada vicinal pavimentada. "Aqui também não tem ambulância, quem precisa ir ao médico deve agendar com uns quatro dias de antecedência para que a ambulância venha buscar", declara o aposentado; Apesar das dificuldades, ele gosta de morar no bairro: "é um bairro tranquilo".

Ponte
          Em setembro de 2017, a Prefeitura anunciou a revitalização de uma ponte que liga a Pescaria ao bairro do Retiro, um importante acesso entre as duas comunidades. Foram substituídos soalhos danificados, além de outras peças de madeira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário