terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Mecânica: dicas para não ser enganado por maus profissionais

Conhecer alguns detalhes ajuda a não ser enganado em oficinas

Mecânico ensina a checar o nível de óleo

          Você não precisa conhecer tudo de mecânica para manter seu carro em bom estado. Mas saber pequenos macetes pode evitar que você seja enganado por profissionais mal-intencionados, que podem realizar serviços desnecessários e trocar peças que ainda funcionam bem apenas para arrancar dinheiro de clientes.
          Alguns procedimentos simples podem evitar gastos desnecessários, como trocar o óleo do motor antes do tempo. Quem tem carro já deve ter passado pela seguinte situação: ao chegar em um posto de combustível para abastecer, o frentista pede para olhar o nível do óleo do carro. Invariavelmente ele irá dizer ao dono do veículo que o nível está baixo e é preciso trocar ou colocar mais óleo.
          Mecânicos experientes ressaltam que esse tempo de três ou quatro minutos entre o motorista desligar o motor e o frentista verificar o nível do óleo não é o ideal. Isto porque o óleo, que estava na parte de cima, lubrificando o motor, ainda não teve tempo de descer para o reservatório. Desse modo, ao puxar a vareta que mede o nível do reservatório, o funcionário do posto sempre vai dizer que está faltando óleo.
          A dica, segundo especialistas, é verificar o nível do óleo pela manhã, antes de dar a partida no motor. A pessoa limpa a vareta com um pano e vê se o nível do óleo está entre as marcações que indicam o nível mínimo e máximo; o ideal é que ele esteja do meio pra cima da marcação e nunca do meio para baixo. Se o nível do óleo estiver do meio para baixo, há necessidade de completar.
          Outra dica importante diz respeito à pastilha de freio. Esta peça tem uma espessura específica na estrutura que entra em contato com o disco do freio. Quanto esta espessura diminui a ponto de ficar próximo à espessura do próprio corpo metálico da pastilha, aí é o momento de fazer a troca. Como uma pastilha nova tem uma espessura de cerca de 1 cm, um rápido exame visual feito pelo proprietário pode confirmar se a peça deve ser trocada.

Amortecedor
          Uma das peças que os centros automotivos mais gostam de trocar é o amortecedor. Mas até que ponto isto é necessário? Neste assunto, o conselho é verificar visualmente se o amortecedor está vazando óleo, o que pode ser feito pelo dono do carro: a haste azulada do amortecedor, situação provocada pelo vazamento, indica a necessidade de troca.
          No caso de ter passado por algum buraco ou obstáculo grande, se o veículo começar a puxar para o lado é um sinal que a troca deve ser feita. Barulhos vindos do amortecedor também podem indicar problemas.
          O conselho mais importante, de acordo com profissionais experientes, é que o dono procure verificar pessoalmente (e regularmente) as condições do automóvel. Caso sejam detectados problemas mais sérios, aí sim procurar um mecânico de confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário