sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Calibrar pneus com nitrogênio vale a pena

Produto permite um tempo maior entre as calibragens

Ilustração mostra como ar comprimido 
aumenta a pressão no interior do pneu

          Usar nitrogênio para calibrar os pneus do carro pode ser uma boa opção para economizar dinheiro. Gás inerte e não inflamável, o nitrogênio possui pouca umidade. Esta característica faz com que ele mantenha estável o nível de pressão nos pneus, ao contrário do ar comprimido. O ar possui água e, com o calor, o vapor d’água expande os pneus e eles podem até explodir; coisa que não ocorre com o nitrogênio. Por causa da pouca umidade, ele também não faz com que a pressão abaixe quando a temperatura cai muito.
          A estabilidade proporcionada pelo nitrogênio contribui para aumentar a vida útil dos pneus, proporciona economia de combustível e ainda aumenta o intervalo de tempo entre as calibragens, que podem ser feitas a cada três meses.
          Máquinas especializadas tiram todo o ar do pneu antes de injetar o nitrogênio; elas também filtram os outros gases fazendo que só o nitrogênio chegue ao pneu. Um procedimento que leva cerca de 10 minutos e custa entre R$ 10 a R$ 15 por pneu. Com a manutenção adequada, o motorista talvez nunca mais volte a usar ar comprimido para calibrar os pneus. Vale a pena experimentar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário