quinta-feira, 25 de julho de 2019

Festa de São Joaquim e Santa Ana começa hoje

Haverá parte recreativa e religiosa; encerramento será no domingo



Começa nesta quinta, 25, a festa em louvor a São Joaquim e Sant'Ana, no Jardim Fogaça, em Itapetininga. O evento será aberto com a realização de uma missa, a partir das 19h30, na igreja da comunidade, localizada à rua Samuel Venturelli, 77. A festa vai até domingo, 28, quando acontece a missa de encerramento, a partir das 10 horas, com procissão pelas ruas do bairro. Em seguida, haverá almoço festivo beneficente e bingo. No cardápio, arroz carreteiro e feijão gordo. O preço é R$ 15, para consumir no local ou pegar uma marmitex e saborear em casa.
Além da parte recreativa, com jogos e brincadeiras, além de barracas e doces e comidas como bolinho de frango e mini pizzas (na quinta, sexta e sábado), na parte religiosa haverá missa com benção dos avós (a partir das 19h30 desta sexta-feira) e missa no sábado, 27, a partir das 19h30.

Pais de Maria
Segundo a tradição da igreja católica, São Joaquim e Santa Ana são os pais da Virgem Maria. Ambos eram estéreis e de idade avançada quando receberam a graça divina de conceber Maria. A menina foi levada para o templo, onde foi educada até seu noivado com José.
O culto a São Joaquim e Santa Ana começou no século VI e o dia em que se comemora a lembrança do casal é 26 de julho.
Em Itapetininga, um dos bairros mais tradicionais, a Vila Santana, começou a se formar justamente em torno de uma pequena capela, erguida no alto do morro após o Ribeirão da Serra (atualmente Ribeirão dos Cavalos). A vila é berço do samba e da cultura afro na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário