sexta-feira, 5 de julho de 2019

Vendas de veículos sobem no 1º semestre

Alta foi de 12%; apesar disso as vendas no ano devem ser menores



          O Brasil ainda não saiu totalmente da pior crise econômica de sua história e os reflexos dessa crise podem ser vistos em praticamente todos os segmentos, inclusive o mercado de automóveis.
          É por isso que, apesar do aumento de 12% nas vendas de veículos novos no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, as projeções para o ano todo caíram, segundo dados da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), divulgados no começo deste mês.
          De acordo com a entidade, foram emplacados 1,3 milhão de veículos entre janeiro e junho, contra 1,16 milhão há 1 ano (alta de 12%). Por outro lado, a Federação revisou para baixo a projeção de vendas para o ano. Agora, espera uma alta menor do que estimava no começo do ano. Para a Fenabrave, os emplacamentos serão 8,37% maiores do que em 2018, quando foram vendidos 2,56 milhões de veículos. A expectativa é de que 2019 se encerre com 2,78 milhões de unidades emplacadas. Em janeiro, a previsão era de alta de 11,15% (2,85 milhões).
No balanço mensal, as vendas de junho foram 10,5% maiores em relação ao mesmo período do ano anterior, com 2 dias a úteis a menos, nesta comparação. Sobre maio, houve queda de 9%: o mês anterior teve 3 dias úteis a mais do que junho. A Fenabrave destacou o crescimento de 23% nas vendas diretas, como as que são feitas para locadoras de veículos. O estoque de veículos também aumentou, refletindo, inclusive a crise na Argentina, que está afetando as exportações.

Carros
A venda de automóveis e comerciais leves cresceu 10,8% no semestre em relação ao 1º semestre de 2018. Foram emplacadas 1,24 milhão de unidades. Em junho, a alta foi de 9,4%, com 234 mil carros vendidos.

Motos
Contado à parte, o segmento de motos teve alta de 16% nos emplacamentos no 1º semestre, comparado a 1 ano antes. Foram vendidas 530 mil unidades. Em junho, houve alta de 8%, com 80 mil motos vendidas.
Ao contrário de outros segmentos, a previsão da Fenabrave para 2019 em motos foi revisada para cima. A expectativa agora é de que seja 10,6% maior do que no ano passado, totalizando 1,04 milhão de unidades. Em janeiro, era esperado um crescimento de 7,3% no ano (1 milhão de motos vendidas).

Veja matéria completa na edição deste mês da revista Hadar

Nenhum comentário:

Postar um comentário